Páginas

Glenn Domam


De vários métodos que pesquisei, foi este que me chamou a atenção e que irei apostar como forma de desenvolver o potencial máximo do Tomás.

Tenho noção que será um desafio para nós pois é demasiado exaustivo mas também acredito que valerá a pena!!

Raimundo Verás, cirurgião-oftalmogista, tinha um filho que ficou tetraplégico com catorze anos, como Pai, Verás levou-o aos melhores médicos mas estes não deram mais de três meses de vida ao seu filho.

Inconformado foi para os Estados Unidos á procura de ajuda para o seu filho.

Conheceu Glenn Domam, no centro de Reabilitação de Philadelphia. Gleen Domam dedicou a sua vida a tratar cérebros lesados.

Verás dedicou-se como Pai e depois como terapeuta a "trabalhar" exaustivamente com o seu filho de forma a deixar de ser inválido.

Com o método do centro de Glenn Domam, Verás conseguiu salvar o seu filho, Passando o seu filho de tetraplégico para paralítico, conseguindo mesmo se formar em Medicina. Criando assim o seu próprio centro no Brasil.

Este método foi adaptado mais tarde para tratar crianças com Trissomia 21.

Glenn Domam acredita que não existe terapeuta mais exigente que nós próprios Pais. Logo este método é fornecido aos pais de seis em seis meses para que estes o executem. São os Pais os melhores técnicos para um filho!!

Este método é baseado em várias teorias:

* Entre os sete e os oito anos, o cérebro da criança cresce quase tanto como dos oito aos oitenta. Nos seis primeiros anos de vida a criança aprende mais do que aprenderá no resto da sua vida.

* Aos cinco anos a criança já alcançou 80% do conhecimento que pode adquirir em toda a sua vida. Os génios são frutos da oportunidade de aprender em tenra idade.

* Programação = Frequencia de intensidade e duração.

* O gatinhar é muito importante para o desenvolvimento da mobilidade infantil, bem como para a evolução visual da criança.

* Para uma criança ler e escrever, precisa de ter aprendido a focalizar os olhos em objetos situados entre os trinta e cinco e quarenta centímetros do rosto.

* Se as crianças exercitarem a linguagem pela audição, fala, leitura e escrita nos primeiros anos de desenvolvimento, o cérebro aumenta de tamanho e peso, assim como as suas qualidades.

* O desenvolvimento de uma criança depende da qualidade do seu meio ambiente.

* Crianças com T21, precisam de rastejar quatro horas dia, de gatinhar quatro horas dia, são padronizadas oito vezes ao dia e devem de fazer dez a catorze horas diárias de exercícios oculares.

*Quando o ambiente acredita na criança, solicita e exige muito dela pode convertê-la em pessoa normal e capaz.

* O portador de síndrome de Down não tem uma parte do seu cérebro morta e sim desorganização neurológica que pode ser mais ou menos intensa.

* Tudo o que o cérebro humano é capaz de imaginar, é capaz de fazer.

* As crianças que tiverem uma boa orientação e um bom tratamento podem ter um desenvolvimento excelente.

* Os pais são os melhores técnicos para os seus filhos.

* O método acredita que o individuo pode se desenvolver e chegar à normalidade de vida, realizando um trabalho intenso durante três, quatro ou cinco anos.

* Inteligência não é um dom, é o produto de todas as funções cerebrais.

* O cérebro é o único lugar onde quanto mais coisas de colocam, mais espaço há para colocar.

* A trissomia pode ser considerada somente mais uma característica da síndrome e não a característica principal, causa de todos os males. Existem portadores de da trissomia 21 que misteriosamente não têm síndrome de Down. Já foram encontradas crianças com síndrome de Down sem trissomia e crianças com trissomia sem o menor problema.















Vou dar início ao método no dia 7 de Dezembro de 2014, no blog vou mencionar todas as suas vitórias, dificuldades, frustrações.





Casa nova..Vida nova..







Após descobrir que estava grávida.. tivemos que limar algumas arestas..uma delas começava pela nossa casa.. um T2 seria pequeno para nós todos. Depois de "estudarmos" algumas opções, decidimos avançar para uma casa nova, ficando assim com mais espaço.

Uma coisa era certa não seria a melhor altura mas nem sempre podemos esperar para que chegue..

E assim avançamos.. Passado uns largos meses e já com o T fora da minha barriga, chegou o momento de abandonar a minha querida casa que tantas recordações boas me traz..

Aqui fui feliz

De malas feitas voltei para casa dos meus Pais, desta vez comigo levei o meu Marido, o T e a minha Kiki. Uma casa cheia!!

Isto claro até a minha nova casa estar toda organizada..

Desde Quinta-feira que estou em mudanças.. e nunca pensei que custasse tanto...esvaziei finalmente a minha ex-casa e já deixei tudo na minha futura.

O Melhor dos dois mundos..


Por vezes a vida prega-nos partidas..talvez para pôr-nos à prova ou não..

Muitas vezes planeamos a vida de tal maneira que não aceitamos que o que planeamos falhe.. mas se algo sair dos planos temos de ser capazes de nos adaptar à mudança e abraçar o imprevisto como se fosse o previsto.

Deixo aqui uma analogia à minha historia..

"Quando vamos ter um bebé é como planear uma fabulosa viagem – a Itália. Compra-se logo uma boa quantidade de livros de viagem e fazem-se planos maravilhosos: o Coliseu, o Miguel Ângelo, as gôndolas em Veneza, e até se pode aprender algumas frases úteis em italiano. É tudo muito excitante.

Depois de meses de expetativa, chega finalmente o dia. Fazem-se as malas e lá se vai para o aeroporto, horas mais tarde o avião aterra e a hospedeira chega perto e anuncia: - Bem-vindos à Holanda.

-Holanda? Pergunta você, - O que é isso de Holanda? O meu voo era para a Itália, eu deveria estar em Itália, toda a minha vida sonhei ir a Itália. Mas houve uma mudança de voo e o avião aterrou na Holanda e tem que ficar ali.

O mais importante é que eles não a levaram para um lugar horrível, desagradável e sujo, cheio de pestilência, fome e doenças. É só um lugar diferente. Vai precisar de aprender uma linguagem completamente nova, e conhecer um novo grupo de pessoas que nunca teria encontrado.

É só um lugar diferente, com um ritmo de vida mais lento do que a Itália, menos buliçoso e aparatoso, mas depois de lá permanecer mais um bocado de tempo, logo que tenha passado a agitação, vai olhar em seu redor e começa a dar-se conta que a Holanda tem moinhos de vento, tem as túlipas, e que a Holanda até tem os Rembrandts.

Mas todas as pessoas que conhece vão e vêm de Itália e todas se gabam das maravilhosas férias que lá passaram, e para o resto da sua vida vai pensar “Sim, era ali para onde devia ter ido. Era isso que eu tinha planeado.”

E essa dor nunca, nunca, nunca mais passará porque a perda desse sonho é uma perda muito significativa.

Mas… se passar a vida a lamentar-se com o facto de não ter ido a Itália, nunca mais terá o espírito livre para desfrutar as coisas especiais, as coisas maravilhosas da Holanda."

Vou partilhar aqui a resposta do B ao ler esta historia, que me deixou de sorriso rasgado - "A nossa sorte é que vamos a Italia para o ano bebé.. e assim aproveitamos o melhor de Italia e Holanda".

E assim esperamos que aconteça.. ;)






Missão cumprida!!


Mais uma semana passou.. Mais uma semana de novos objetivos..




De sorriso rasgado entramaos no Diferenças pois iríamos abraçar mais uma semana de novos objetivos para o T.

Entramos e vejo uma mãe com o bebé mini que me chamou logo a atenção por ser tão pequenino.. a outra Mãe cedo olhou para e mim e pediu-me para ver o meu filho, ao qual respondi prontamente que sim..e lá mostrei toda orgulhosa o meu querido filho. Perguntou-me a medo se também tinha T21? Disse que sim com um sorriso, Com um olhar triste disse-me que o dela também tinha.. e ali ficamos a falar sobre o filho dela..como tinha sido.. e o que tinha sentido..

Foi mais um caso parecido com o meu e por coincidência um mês e meio depois do meu também na Cuf..depois lembrei-me que já sabia da historia dela pois uma vez em conversa tinha sabido de mais caso.

Naqueles breves minutos..quis dar-lhe tudo o que sabia mas o tempo não o permitiu..

Tentei ao máximo desvalorizar a trissmomia e tentei mostrar-lhe que tinha um filho lindo e isso era o mais importante!

Disponibizei-me em dar todos os meus contatos e pedi para vir ver o Blogue.

Senti que naquela Mãe de coração partido ficou um pouco do meu acreditar que tudo iria correr pelo melhor.

Consegui pôr uma Mãe a pensar um pouco de outra maneira, pois sentiu que eu estava estava feliz de uma maneira genuína...E assim ganhei o dia!!

Depois deste momento lá fui eu de sorriso rasgado para o gabinete da Dra. LC.. fizemos um balanço da semana, viu o T, ao qual me disse que dia para dia ele a surpreendia pois melhorava a olhos vistos..










O início de uma longa caminhada..


Após o resultado, foi o momento de erguermos a cabeça e começar a trilhar um caminho que ainda estava no início..

Ainda na maternidade já ouvia muito sobre estimulação precoce.. mas afinal o que era isso?

Estimulação precoce são exercícios para desenvolver as capacidades da criança. Tem como objetivo desenvolver e potencializar, através de jogos, exercícios e técnicas, atividades entre outras coisas as funções do cérebro do bebé, beneficiando o seu lado intelectual, seu físico e sua efetividade.

Um bebé bem estimulado aproveitará a sua capacidade de aprendizagem e de adaptação ao seu meio, de uma forma mais simples, rápida e intensa.

Não era altura de lamentações mas sim de agir e assim o fizemos.. marcamos consulta para o Dr. MG no Diferenças - Centro de Desenvolvimento Infantil e nos entregamos para saber tudo o que podíamos fazer para ajudar o nosso querido T.

A consulta não podia ter sido melhor, fomos aconselhados a ir a variadíssimos médicos para despistar outras patologias associadas. Já sabíamos que o coração estava bem, mas ainda faltava saber da visão, audição e da boca.

Foram marcadas de imediato as consultas com os especialistas, apenas até à data conseguimos a consulta de oftalmologia, ao qual o Dr. JPC disse que o T tinha os três campos de visão perfeitos. Ufa..mais uma etapa ganha!!

Agora dia 10 e 16 de Dezembro temos o exame dos ouvidos e consulta de odontologia respetivamente e espero também ter boas noticias!!

O Dr. MG também nos informou onde devemos incidir mais: Linguagem pois a linguagem costuma ser o calcanhar de Aquiles das crianças com T21.

Examinou T e disse-nos que não tinha hipotonia, ou se tivesse era algo muito irrelevante. E talvez fosse por isso que não tenha sido diagnosticado nas ecos. Ficamos muito felizes!! Pelas minha leituras sabia que uma criança sem hipotonia era meio caminho andado.. Confesso que estava à espera de ter a confirmação do que achava pois pelo que via, o T era um bebé muito forte e mexido. E depois tinha sempre a minha querida amiga A que me tranquilizava.

Hipotonia - Diminuição do tônus muscular.


A Gravidez



18 de Dezembro de 2013

Vinha eu de Setubal quando me apercebo de um sono anormal para a hora em questão.. 17h.

Pensei no caminho se seria possível mas não achei que tal coisa acontecesse..

Será que estou gravida?!? Durante toda a viagem..esta pergunta acompanhou-me..

Não esperei mais..passei na farmácia..pedi o teste e fui para casa..

"Ok..vamos lá fazer isto, mas pára de teres esperanças pois isso era quase impossível.."

Esperei os minutos necessários..olhei e pensei "viste..bem te disse que não estarias gravida".. passado um pouco voltei a olhar.."bem deixa lá ver as instruções.. Ups..não é possível..duas linhas..será? É melhor confirmar na internet.. Bem diz que sim.."

Mas ainda não queria acreditar.. Mandei um whastapp à minha amiga I..não respondeu.. podera estava no meio da confusão da Primark..liguei..entrou em histeria e eu a dizer "calma..posso não estar.." mas não havia mesmo dúvidas.. no outro dia pela manhã repeti o teste e estava gravida 2-3 semanas!! FELIZ!!

E agora? Como contar ao meu marido?

Marco consulta com o Dr. JL ao qual me mostra aquele pontinho preto..o meu coração não cabia de alegria!! É mesmo verdade!!

Estávamos perto do Natal.. esta seria o melhor presente para o meu Marido e restante família..

Vivi 7 dias com este segredo..apenas o partilhei com a minha amiga I.

Chegou o dia 24 de Dezembro..16h..pedi ao Marido para estar mais cedo em casa.. e dei-lhe um presente..abriu..um fato de Pai Natal Mini?!? Olhou para mim e abraçou-me..

E assim começaram os melhores nove meses da minha vida!!

Tive uma gravidez óptima.. recheada de alegrias, mimos e mais alegrias e mimos.

Todas Ecos foram recheadas de boas noticias.. Tudo foi mágico..

Enfim..adorei estar gravida.









Trissomia 21



Síndrome de Down ou Trissomia 21 é um distúrbio genético causado pela presença de um cromossomo 21 extra, total ou parcialmente.


Recebe o nome em homenagem a John Langdon Down, médico britânico que descreveu a síndrome em 1862.


É o distúrbio genético mais comum, estimado em 1 a cada 1000 nascimentos.


A síndrome é caracterizada por uma combinação de diferenças maiores e menores na estrutura corporal . Geralmente a síndrome de Down está associada a algumas dificuldades de habilidade cognitiva e desenvolvimento físico, assim como de aparência facial. A síndrome de Down é geralmente identificada no nascimento.