Não tivemos nota, mas sim "Notão"!!
28.1.15
Desde o primeiro mês de vida do T, tornou-se um hábito as nossas consultas no Diferenças com a Dra. LC. São sempre consultas fantásticas..pois dão-nos sempre alento para continuar esta dura e longa batalha. E assim também temos um parecer técnico do seu desenvolvimento. Só o nosso "ver" não é o suficiente..até porque os Pais são sempre suspeitos!!
O T pela primeira vez teve toda a consulta acordado o que facilitou a verificação do seu desenvolvimento..e realmente ele deu tudo o que tinha..e assim conseguimos aquela palavra que tanto ansiamos semana após semana:
"Ele esta fantástico".
Na consulta da semana passada, o T não ficou muito direito no Bumbo e a Dra. LC questionou-me se ele tinha deixado de estar tanto no Bumbo, ao qual respondi que não, mas confesso que fiquei a pensar naquela pergunta toda a semana..assim foquei-me em sentá-lo no Bumbo sempre que era possível e verifiquei que não tinha passado de um "mau feitio" do T naquele dia..mas não descurei.. continuei.. Ontem mostrei à Dra. LC o querido T no Bumbo e assim ele provou que já se sabe sentar no seu Bumbo de uma forma direita, sem "birras". Fiquei embevecida!!
"Um Anjo que caiu do Céu"
23.1.15
Em Janeiro tinha-me proposto começar o método GD mas apercebi-me que os dias passavam e nada acontecia..
Após a época festiva foi início de voltar ao trabalho e tudo se complicou..o tempo escasseava..tive uma semana infernal a vários níveis, mas o desgaste emocional foi demais. Tinha uma grande dor no coração que a cada dia que passava doía mais.. entrei em desespero..pois nada tinha feito ao T.
Tinha medo de não estar à altura deste programa que tanto acreditava, medo de não aguentar, mas acima de tudo medo de falhar..
Houve um dia que parei, pensei e acima de tudo tomei consciência que se continuasse a querer dar o meu melhor em tudo, a minha próxima morada seria num "manicómio"..pois o que estava a querer era humanamente impossível. Decidi então contratar alguém para me ajudar neste árduo "trabalho".
Numa ida ao cabeleireiro, a conversar com o meu querido cabeleireiro PV desabafei sobre a minha frustração.. e ele disse que tinha uma amiga Psicomotricista à procura de emprego..eu disse-lhe para ele falar sobre mim. No dia seguinte tinha uma mensagem no meu telemóvel "Já dei o teu número à minha amiga". E quando menos esperava o telefone tocou, era a AF..expliquei o método e o que pretendia. Combinei com a AF vir a nossa casa para lhe apresentar o meu querido T e os exercícios.
Chegou finalmente o dia, tinha algumas expetativas..mas superou largamente tudo o que podia pensar ou achar: Jovem, Dinâmica, já tinha trabalhado com pessoas com T21, estagiou na maior associação do Brasil- APAE, e acima de tudo super carinhosa com o T, enfim tudo o que podia sonhar..não olhei para mais ninguém: Contratada!!
Fiquei feliz e voltei a sorrir.
Segunda-feira, foi o primeiro dia, enquanto trabalhava, mandei uma mensagem a desejar que tudo corresse bem e que esperava que juntas conseguíssemos atingir grandes resultados. Confesso que estava com medo..não que a achasse que a AF não tivesse à altura, mas talvez que naquelas quatro horas o T dormisse e nada fosse feito.
Durante todo o tempo, estive com o coração a tremer, não liguei..pois tinha medo de ouvir "esta a dormir". Entretanto o meu telefone tocou, era o meu irmão, aí não consegui desligar o telefone sem perguntar como estava o T, e ouvi a resposta que tanto temia, "esta a dormir". Não pensei em mais nada e corri para casa até porque precisava de saber o que tinha sido feito e o feedback da AF.
Quando cheguei a casa, deparei-me com a AF perto do berço a fazer-lhe festinhas..sorri e perguntei como tinha corrido, "Correu tudo bem, fizemos já praticamente tudo".. Ufa..saiu-me um peso de cima.. Entretanto o T acordou e agarrei-me a ele a dar-lhe milhões de beijinhos.
Juntas fizemos mais uns exercícios e falamos de como tudo tinha corrido. Nesse dia tive a certeza que fiz o mais acertado e que me tinha "caído um anjo do Céu".
No segundo dia, continuou tudo a correr bem e os exercícios foram praticamente todos feitos..
Não cabia em mim de tanta felicidade!!
Os restantes dias foram feitos por mim, pois faço questão de participar ativamente no processo. Mas nos outros em que esta a AF tenho tempo para trabalhar e tratar de assuntos sem o peso da frustração. Assim o T todos os dias "trabalha".
Amanhã é mais um dia, mais um dia em que acredito que vai correr bem.
Acredito em Deus, e sei que foi ele que me enviou este anjo. Obrigada AF pelo seu carinho e ajuda neste processo que nem sempre é fácil.
Acredito que juntas seremos uma grande equipa e uma grande família.
Mais uma consulta, mais uns trabalhos de casa, mais um dia ganho..
20.1.15
Hoje acordamos bem cedinho pois tínhamos mais uma consulta no Diferenças, com a Dra. LC.
Confesso que ansiava pela consulta pois tínhamos muito que falar, iniciámos o método GD e era altura de dar o feedback sobre os exercícios e verificar se o T tinha progredido nestes últimos dias.
O feedback da Dra. LC não podia ter sido melhor, o T estava óptimo!! Viemos felizes com mais uns trabalhos de casa. Esta semana vamos ter de nos focar nos braços pois o T precisa de os fortalecer, quanto às pernas estão óptimas!!
Mais um dia ganho!!
Gymboree
18.1.15
Desde que o T nasceu que me tenho preocupado muito com a estimulação. Tenho estudado muito práticas. Confesso que nunca tinha pensado neste assunto até o T ter nascido.. Pois muito se fala sobre a amamentação, cuidados de higiene, enxoval mas muito pouco ou nada sobre estimulação.
Existem muitas formas de estimulação. Uma delas é o Gymboree. Tivemos uma semana à espera que chegasse o dia, finalmente chegou e acordamos bem cedinho para começar a primeira. Não podia ter corrido da melhor maneira, foi um Sucesso!!
É uma aula muito interativa, com outros bebés e respetivas Mães, orientados por uma Professora, a C. Obrigada C por se entregar aos nossos filhos, foi um prazer estar na sua aula.
O T adorou, sempre bem disposto. Foi uma diversão!! Foi uma hora muito bem passada, cheia de cor, música, cantigas e muitos brinquedos estimulantes. O T esteve sempre atento a tudo e ate aprendeu a dar "chutos" e amandar bolas. Tenho tanto orgulho no meu querido filho!!
Todos os Pais deviam de se preocupar com estas brincadeiras lúdicas, mas muitas vezes por falta de conhecimento acabam por não lhes proporcionar estes momentos únicos próprios para a sua "idade". Tenho a certeza que se o T não tivesse T21, não me preocuparia tanto com a estimulação, o que é um erro pois se houve coisa que aprendi com tudo isto é que um bebé deve ser estimulado desde os primeiros dias.
Gymboree desenvolve a criatividade e a confiança. Os programas Gymboree são especialmente concebidos para promover a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças, enquanto brincam. Estas aulas acabam por ajudar (a nós pais) a aprender mais sobre os nossos filhos, como participar no seu crescimento e encorajar o seu desenvolvimento, enquanto apreciamos o simples prazer de brincar juntos.
Hoje viemos com mais uma dicas de brincadeiras estimulantes para meter em pratica:
- Divertir com luzes. Faça com que o seu bebé se concentre na luz de uma lanterna e procure a luz nas paredes.
- Aprender novas palavras. Toque nas diferentes partes do corpo do seu bebé e nomeie-as. Assim ele começara a ligar a palavra ao significado. Mais tarde pergunte ao seu filho "onde é que esta a boca?" e ajude-o a apontar a parte do corpo que mencionou.
- Faça um chocalho brilhante. Numa garrafa de água de plástico (sem rótulo) encha mais ou menos 2/3 da garrafa com xarope/doce e o resto com água. Junte brilhantes coloridos no liquido. Cole a tampa. Deixe o seu filho brincar virando a garrafa para todos os lados. Adorei!! Vou já comprar os brilhantes!!
Aconselho vivamente este Ginásio de Bebés!!
Gymboree Carnaxide - Av. Edmundo Lima Basto, 4A Nova Carnaxide
O Início
14.1.15
Chegou finalmente o dia!!
Há muito que ansiava pelo começo do programa Glenn Doman, mas por variadas razões só conseguimos começar agora.
Foi altura de olhar com atenção para o bloco de notas e esquematizar todos os exercícios diários. Confesso que de início achei mais fácil..são precisas horas e horas. Não porque sejam exercícios muito longos mas sim porque trabalhamos com um bebé e temos de respeitar os seus horários e teimosias.
Ainda não consegui repetir a quantidade indicada para todos os exercícios, não por preguiça mas sim por falta de tempo.
Iniciei o plano inclinado, muito a medo mas fiquei logo estupefacta como é que um bebé tão pequenino conseguiu rastejar em apenas 1.40m. Tenho de estar sempre com as mãos acionadas para uma emergência pois o balanço é tanto que parece que vai dar uma cambalhota.. é um momento giro de se ver e que muito me encheu de orgulho. Passado umas repetições já estava a descer três metros em 50seg. Fantástico!!
Claro que no meio de tanta alegria, também existem algumas lágrimas.. o T é muito pequenino e muitas vezes estes exercícios acabam por o massar. Custa muito vê-lo a chorar mas sei que todo este "sofrimento" daqui a uns anos vai valer a pena.
O estimulo auditivo é o mais fácil de fazer e o que o Tomás gosta mais. Já o tato.. detesta, tenho de passar pelo corpo dele um saco quente e outro frio para estimular o contraste de sensações.. Entre muitos arrepios e muita cara feia lá se faz.
Tenho notado também grandes evoluções na captação das imagens. O Objetivo é num quadro preto e branco seguir com a lanterna várias imagens. De início o T não acompanhava a lanterna, agora já começa a seguir.
Muitas vezes o T acaba por adormecer.. |
Outro exercício que não esta a correr de uma forma eficaz é a Matemática (parece que saí à Mãe). Tenho de passar cartões com quantidades de bolas e dizer ao mesmo tempo o número de bolas que esta a ver.. Aqui ele parece que quer ver tudo menos cartões com bolas!! Só dá vontade de dizer "Bolas".
Por vezes confesso quando o T não corresponde de imediato aos exercícios, fico frustrada. Mas respiro fundo e passo para outro exercício e assim acabo por "esquecer" aquela dificuldade.
Não esta a ser fácil coordenar o programa com o meu trabalho mas também ninguém disse que o seria. Cabe-me agora ter muita força para aguentar todo este trabalho duro.
Ainda estou no início mas sei que valerá todos os esforços, todas as vitórias, todas as frustrações e todas as lágrimas..
Juntos vamos conseguir!! |
Nota 20!!
7.1.15
Prova Superada!!
Com o Natal e a passagem de ano tivemos férias das consultas com a Psicóloga de desenvolvimento..
Foram dias rodeados de carinho, amigos e muita família..mas de muito trabalho. Quis rentabilizar as nossas férias ao máximo.
Houve dias longos..de várias horas de trabalho mas que teve o seu lado positivo. Muitas atividades foram feitas:
Mover uma lanterna de uma lado para outro - Check
Manipulação de objetos - Check
Mostrar um espelho - Check. O T adora ver-se ao espelho no seu parque de atividades, ri imenso e palra ainda mais.
Usar e abusar do Bumbo, aproveitando o tabuleiro para a manipulação de objetos - Check
Ouvir música e cantar muito para ele - Check
Ouvir diferentes tipos de som - Check
Ajuda-lo a tirar a fralda do rosto - Check
Mostrar Power Point com fotos - Check
Verificar se segue os sons - Check
Verificar se segue imagens - Check
Introdução dos gestos - Ainda não consigo fazer a 100% pois muitas vezes acabo por me esquecer.
O T farto de mostrar os seus dotes |
Os Amigos, o melhor da Vida
3.1.15
Os AMIGOS uma das melhores maravilhas do Mundo...
O primeiro "sobrinho" tão esperado de todos..
Eu e o B do nosso grupo de Amigos fomos os primeiros a casar e consequentemente os primeiros a dar início à era dos Bebés..
Era uma notícia muito esperada por muitos... até que chegou o momento.. "Estou gravida" E assim brindamos com cada um dos nossos amigos esta boa nova...
Todos acompanharam de perto os 9 meses.. sempre que vínhamos de mais uma consulta os nossos telefones não paravam..todos festejaram cada momento.
Quando chegou o momento..os amigos foram acordados com a notícia que finalmente tinha chegado o dia.. L, A, B, I, A e MJ não quiseram perder nem um minuto e rumaram à Cuf..
Literalmente a Maternidade às 2h da manhã foi invadida, a "excitação" era tanta que as enfermeiras tiveram que dizer de uma forma simpática para irem para casa pois ainda ia demorar.. e assim foi.. cada um foi para sua casa..
Logo pela manhã, os telefonemas e as visitas não pararam.. até que chegou o momento..
Independentemente de tudo o que se estava a passar não quisemos partilhar o diagnóstico pois sabíamos de antemão que iam sofrer e sem a confirmação não queríamos preocupar..(talvez porque no meu íntimo nunca me faltou a esperança).
Foram quinze dias em que mostramos que tudo estava bem e que era a melhor coisa do mundo (que na realidade é). Mas quisemos passar a mensagem que a maternidade não estava a dar muito espaço para grandes visitas...
Houve uns que conseguimos enganar outros nem tanto..
Quando saí da Maternidade liguei para o meu salão de beleza, para ir arranjar as mãos, pois bem se lembram ficaram por fazer.. e lá fui tentar espairecer.. mas a minha querida M enquanto me arranjava as sobrancelhas foi-me perguntado como estava, como tinha corrido o parto..entre tantas coisas..por momentos pensei se havia ou não de dizer e algo me disse para lhe dizer o que se estava verdadeiramente a passar, e assim fiz..respirei fundo e contei-lhe..foi de lágrimas nos olhos que recebeu a notícia pois toda aquela dor que estava a passar, ela tinha passado mas numa fase pré-natal, sendo que o caso da M não tinha passado de um falso positivo.
Desde aquele momento nunca mais paramos de falar, muita força me deu, mesmo quando me estavam a faltar, lá estava ela com uma palavra de alento. Obrigada minha querida M.
Outra pessoa que também não quero deixar de falar é a minha querida cunhada D, sem dúvida que foi o meu braço direito e esquerdo e que muitas lágrimas deixou cair junto das minhas. Jamais esquecerei aquele momento em que entramos na igreja e que choramos até as lágrimas secarem. Sempre gostei da D mas naqueles dias percebi que a nossa amizade era ainda mais forte. Sei de antemão que sofreu cada momento comigo. Obrigada minha querida D. És a irmã que nunca tive!! Nunca existirão palavras para te agradecer.
Depois temos também os meus amigos de coração A e B que acompanharam todo o processo, inclusive a A assistiu mesmo ao parto, como médica. Foram incansáveis e sei que naquele dia passaram a noite como a minha..com as lágrimas sem fim. Recorri muito a A nos quinze dias de espera. Obrigada pelo vosso carinho. Não tenho dúvidas que vos escolhemos bem para Padrinhos do nosso Baby T.
Tenho a certeza que estaria aqui muito tempo a falar de cada um dos meus amigos mas como já disse anteriormente preferimos ter poupado eles a esta angústia.
Após a confirmação, não perdemos muito mais tempo a contar aos nossos amigos, andamos mais de um mês a contar.. isto porque preferimos contar este assunto delicado pessoalmente..
Ouvimos de tudo..e nenhum dos nossos amigos nos virou a cara.. Foi a maior prova de amizade que alguma vez podíamos ter tido..
"Eu sabia que algo se passava.."
"Não acredito.. mas isso é impossível, tu fizeste de tudo.."
"Eles enganaram-se"
"Não é preciso dizer nada, pois não?"
"Podem contar comigo"
"Vamos estar sempre aqui"
"Será sempre o nosso sobrinho"
"O que é que precisam?"
"Vocês vão conseguir superar isto..vão ser muito felizes"
Uns de lágrimas nos olhos receberam a notícia, outros acabaram por não as conter.
Todos aqueles abraços fizeram a diferença, todas aquelas palavras...
Obrigada a todos!! Todos sabem quem são.. daí ter decidido não meter os nomes...
O T é muito pequenino, mas já nutre um grande carinho por vocês e esta ansioso pelos "priminhos".
OBRIGADA
*Algumas fotos de Amigos com o Baby T.
Subscrever:
Mensagens (Atom)