Páginas

O quarto do Baby T

Depois de longos quatro meses mudamos finalmente para a nossa casa..

Embora tenham sido uns óptimos meses em casa dos meus Pais, com aquele conforto que sempre encontramos na casa dos nossos Pais, estava na altura de "abandonar" mais uma vez o "ninho". Confesso que teve um sabor  "agridoce". Aquele aconchego jamais terá algum preço.. Obrigada meus queridos Pais pelo vosso amor incondicional!!

Embora com o coração um pouco "encolhido" saí, e abracei de coração "cheio" mais um projeto na minha vida, uma casa preparada para acolher a minha família...

Tudo foi pensado ao pormenor, e o quarto do T foi sem dúvida o que me deu mais gozo decorar. Queria proporcionar-lhe um quarto em que ele sentisse tranquilidade e muito amor. Parece que foi missão cumprida, pois na sua primeira noite no quarto, dormiu como um anjinho a noite toda.

Tenho a certeza que neste "ninho", vamos ser muito felizes!! 




 

Uma grande equipa


Hoje tivemos mais uma consulta no Diferenças com a Dra. LC, uma consulta diferente e especial, pois tivemos a presença da nossa querida AF.

Assim todos juntos delineamos novos exercícios e novas metas. 

Para mim é muito importante para o sucesso do T ter o máximo de pessoas a lutar pelo mesmo..pois se todos trabalharmos para um todo o resultado só poderá ser fantástico!!

Como é bom poder trabalhar com esta equipa!! Equipa esta que me ajuda todos os dias a tornar o meu sonho possível.


Obrigada Dra.LC, C e AF sem vocês não seria possível.




Porque brincar é o "trabalho" de um bebé


Quando o Baby T nasceu e após ter sido diagnosticado a T21 fui bombardeada por familiares, amigos e equipa médica de estimulação precoce.. Mas afinal o que é isso?!? De tanta preparação que tive para a chegada de um filho, ninguém me falou de estimulação..

Estimulação = Ação ou efeito de estimular (incentivar) ou de estimular-se; acção de despertar o ânimo.

Estimulação precoce= fornecer estímulos aos bebês para desenvolver e potencializar as funções do cérebro, dando-lhe mais oportunidades de desenvolver a capacidade de aprendizagem. Diz-se precoce porque deve ter início logo ao nascer.

Com esta pouca ou nenhuma informação, percebi que de tudo se fala quando estamos gravidas (enxoval, amamentação, parto, banho..) e de pouco ou nada se fala de estimulação. A meu ver uma grande lacuna..

Não perdi tempo e tentei perceber o que era estimulação precoce e como podia aplicá-la num bebé tão pequenino.

Comecei de imediato a "trabalhar" com o Tomás. Por vezes ouvia "mas ele é tão bebé", "um bebé precisa de descansar", "um bebé é para comer e dormir", "isso é uma violência para um bebé". E na realidade ao longo dos meus trinta e um anos também achava isso mas para mim foi altura de fazer um "reset" ao cérebro e perceber que os bebés precisam de ser muito estimulados pois os primeiros anos de uma criança ditam o seu futuro, mais ainda em crianças que nascem com um cromossoma a mais.

Também aprendi que o pico de desenvolvimento de uma criança é dos 0 aos 6 anos. Depois disso é um desenvolvimento mais lento.

É este o meu foco, dar tudo o que tenho e o que não tenho nestes seis anos pois sei que vão ser cruciais para o futuro do Baby T.

Por falta de conhecimento muitas vezes achamos o brincar algo supérfluo e na verdade é uma ferramenta muito importante para o desenvolvimento. Afinal o brincar de uma criança é o seu trabalho.

E depois de muitas pesquisas percebi que a Chicco é das marcas que mais se preocupa com o desenvolvimento dos nossos filhos pois tem brinquedos para todas as fases (0 aos 6 anos) e estimulações.

Na hora de escolher os brinquedos, devemos de olhar para ele e perceber qual a sua utilidade de desenvolvimento para a criança em questão. Afinal de tudo vamos ajudar o nosso bebé a desenvolver-se.

Tocar, ver, ouvir, morder, andar e conviver. São pequenos gestos que permitem aos nossos filhos descobrir o mundo enquanto estimulam os seus próprios sentidos e se desenvolvem.

Quando olho para o brinquedo, tento sempre perceber onde vai atuar mais no Baby T pois existem vários áreas de desenvolvimento:

Sensorial (Visão, audição e tato)
Motor
Linguagem
Cognitivo 

Tenho encontrado inúmeros brinquedos da Chicco que atuam nessas áreas de desenvolvimento.

Sensorial (Visão, Auditiva, Tato)




 

Um fim de semana mágico..


Há umas semanas que este fim de semana já estava a ser preparado, pois não era apenas mais um, mas sim um especial pois a querida Avó G fazia anos..

Sem saber a Avó G rumou ao Alentejo com o Avô A para um fim de semana de descontração. Sabia de antemão que o seu coração tinha ficado em Lisboa pois estaria longe do seu querido neto.

Sábado, o despertador nem tocou pois nós fizemos questão de sermos o despertador um do outro e assim acordamos animados para irmos ter com os Avós. Esperáva-nos um fim de semana idílico!!

A Avó G não suspeitava de nada..

Uma hora depois de sairmos de Lisboa chegávamos a Montemor-o-novo, na mala levávamos muita felicidade, vontade de aproveitar ao máximo o campo, o sol e a família.

Quando a Avó G nos viu, achou que estava a sonhar.. e foi sem dúvida o seu melhor presente de anos.

Sem dúvida que foram dois dias em cheio, recheados de calor, de boa disposição e de uma enorme tranquilidade.

Confesso que já sentia falta de estar em modo "Zen", sem nada para pensar.. Que bem que nos fez aquela tranquilidade do Alentejo.




O Baby T esteve o tempo todo radiante, a explorar tudo..para ele tudo era novidade, e até deu o seu primeiro "mergulho" na piscina.. como ele estava feliz!! O sorriso constante não disfarçava a sua extrema felicidade..




O Batizado





22 de Fevereiro de 2015

Depois de meses de preparação, chegou finalmente o dia.. Um dia em cheio, preparado com muito rigor e carinho para que fosse um dia especial para o Baby T, família e amigos.

Foram algumas noites sem dormir mas valeu a pena todo o esforço. Quando acabou o dia, fiquei com aquele sentimento de "missão cumprida" e até acabou por "saber a pouco".

Embora tenha sido um dia maravilhoso, podia não ter sido.. pois eram 4h da manhã quando fomos acordados com uma respiração aflitiva do T, eu e o B saltamos da cama, e percebemos que ele não estava bem..despiu-o e vi que o torax do T fazia "cova" quando respirava, assustei-me e caiu-me uma lágrima.. fiquei cheia de medo e parece que o chão tinha saído dos meus pés..agarrei-o, embrulhei-o na manta e saímos diretamente para a Cuf, não o quis deslargar..estava com muito medo que o T tivesse uma pneumonia e consequentemente ficasse internado.

Chegamos às urgências, foi-lhe medido o oxigénio e estava a 100%, e aí respirei de alívio.. o médico viu-o e disse que ele tinha umas secreções nos pulmões mas nada de mais.. fez aerossóis e fomos para casa, e rezamos muito para que ele ficasse bem.

Naquela hora temi pela saúde do T, e achei mesmo que ia acordar toda a família e amigos com uma mensagem a cancelar o batizado mas felizmente tal não aconteceu.
























































Eram 7h da manhã e já estavamos acordados, entretanto o T acordou fizemos novamente vapores e verificamos que estava melhor e assim avançamos com o Batizado.
Foi um dia mágico..

Mágico porque a cerimonia foi lindíssima,

Mágico porque o almoço não podia ter corrido melhor,

Mágico porque se respirava Amor entre todos os presentes,

Mágico porque o T é um Anjo.

Não quero deixar de agradecer às empresas envolvidas que tornaram este dia ainda mais especial, sem o vosso empenho e profissionalismo não seria possível tornar este dia inesquecível.

Centrimagem - Obrigada a toda equipa de fotógrafos que captaram de uma forma única todos os momentos. E marcaram a diferença com o Missal, marcadores de mesa e ementa.

Lili Cherry - Obrigada Dalila, por todo o empenho para que tudo tivesse corrido bem no dia. As flores escolhidas por si fizeram a diferença.

Caramelo encantado - Obrigada Catarina, por toda a dedicação para que a mesa do bolo ficasse lindíssima. Estava exatamente como queria. Só de pensar no bolo, ainda me faz "água na boca". Estava delicioso!!

Furnas do Guincho - Muito obrigada pelo vosso profissionalismo e disponibilidade. Estava tudo fantástico!!

Quero também agradecer a toda a família e amigos que estiveram presentes e que tornaram este dia ainda mais feliz.








Cada dia é um dia, uma nova etapa, uma luta diária..


Hoje o dia começou bem cedo..

Às 8h já estavamos a fazer padronização (um exercício que necessita de três pessoas, pois ensina o cérebro a gatinhar).

A padronização tem que ser feita seis vezes ao dia, durante três minutos.

Para mim o exercício mais difícil, não porque seja complicado mas sim porque é necessário três pessoas e por vezes nem sempre é fácil juntar três pessoas seis vezes ao dia..

Todos os dias é uma nova batalha para conseguir conciliar tudo..confesso que é um grande desgaste psicológico.. Cada vez que faço, imagino-o a gatinhar!!

Depois foi altura de "namorarmos" os dois e assim ficamos até adormecermos..

Entre o almoço e mais umas brincadeiras, chegou a altura de começar os exercícios e assim se prolongou pela tarde fora.

Claro que o Baby T é um "malandro" e quando não quer mais..acaba por adormecer.. Assim para rentabilizar o tempo aproveito para trabalhar um pouco.

Eram 18.50h quando nos apressamos para a consulta com a Dra. LC no Diferenças. Chegamos mesmo no timing certo e lá fizemos mais exercícios..

Fiquei a vê-lo a corresponder muito bem aos exercícios propostos. Os elogios não paravam "ele esta optimo", "tanta força", "esta muito bom", "esta fantástico", "senão soubesse que ele fazia imensos exercicios em casa, tinha que questionar se ele sempre foi assim ou se estava a fazer alguma coisa.."