Páginas

A primeira Vitória!!


21 de Junho,

Um dia tão esperado..



O relógio batia 9.30h e nós abandonávamos Lisboa e rumávamos a Vila Verde. Na mala levávamos esperança, ansiedade e algum nervosismo.

Depressa chegámos, almoçamos e lá fomos para a consulta. Aproveitámos o almoço para descontrair e ao mesmo tempo para desabafarmos os nossos medos.. tínhamos medo, muito medo de ouvir que o Baby T não estava como deveria estar.

Eu sei que ele esta bem, já foi dito por vários médicos e terapeutas mas existe sempre o receio de ouvir o contrário.

Entrámos na consulta, ainda com aqueles sorrisos nervosos, perguntas e mais perguntas, o que fizemos, como reagiu o T aos exercícios, como fazíamos, a sua alimentação..enfim uma enormidade de perguntas. As perguntas acabaram pouco a pouco por nos "acalmar"..e chegou o momento de testar tudo o que dizíamos.. e o resultado não foi bom, foi muito bom.. Até os exercícios de leitura, que o Baby T não gosta, ele correspondeu a 100%..confesso que fiquei a olhar para ele e pensei.. "como era possível.."







O Baby T só queria rastejar e limpou todo o chão do consultório.. nunca vi umas toalhitas Dodot tão "pretas", mas até isso me deu prazer.

Ouvimos de tudo, que o Baby T estava acima da média, que se tivesse diferencial este era para mais, que ele estava fantástico. Quando demos por nós a terapeuta da estimulação motora estava em êxtase do T rastejar..chamou todas as pessoas que estavam à volta para vê-lo e para mostrar que era possível. E até teve direito ao diploma do "Rastejar". Que orgulho!!


 
Com tantos elogios, olhamos uns para os outros e entramos em delírio.. um sentimento demasiado forte para se explicar.

Foi algo inexplicável. Ficámos de coração cheio e conquistamos o primeiro "V" de vitória!!

Saímos ainda com a adrenalina ao mais alto nível..estavamos radiantes. O Baby T de tão cansado acabou mesmo por adormecer e nós lá fomos para uma esplanada festejar!!


Finalmente..a decisão!!


Hoje foi dia de mais uma aula de natação na AAMA. Foi uma aula muito produtiva pois aprendi como podia aproveitar a época balnear para estimular a parte motora do Baby T.

Adorei!! Vim de lá cheia de aprendizagens para meter em prática no Verão.

Depois de várias experiências, a decisão foi tomada.. escolhi a AAMA - Associação de Actividade Motora Adaptada - para a Natação do Tomás. Foi onde senti verdadeiramente que esta seria a escolha acertada.

Mas.. não existem vagas no imediato (é preciso ter azar).. Neste momento o Baby T tem dois meninos à sua frente. Resta-me esperar e rezar muito para que tenha a sorte de ter a oportunidade de frequentar esta aula com o Baby T.

Sou uma pessoas optimista por natureza, desta forma quero acreditar que vamos conseguir!!

Como Mãe, quero proporcionar tudo o que de melhor há para o T, sei que são anos de alguns sacrifícios mas também sei que depois irei o usufruir na plenitude de todo esses "frutos".

Vamos lá agora esperar pelo tão esperado telefonema!!





Baby T com a Dra. RC (coordenadora)

Seis longos meses..


Seis longos meses de método Domam!!

No dia 6 de Dezembro rumamos a Vila Verde para conhecer o método Glenn Domam, um método de estimulação em que nele tinha depositado toda a minha esperança. Fomos cheios de expetativas e viemos cheios de vontade de lutar para vencer.

Todos os dias pensava no dia em que regressava a Vila Verde, para o Baby T ser avaliado.

Foram seis meses em que meti tudo em causa, onde atingi o limite da exaustão, onde achei por minutos que iria enlouquecer, onde vibrei, onde atingi a felicidade, onde partilhei vitórias e onde acima de tudo não me desiludi.

O meu coração diz-me que o caminho é por aqui.. e não vou abrir mão dele.

Todo este trabalho tem sido acompanhado também de perto pela Dra. LC (Diferenças), em que desde o primeiro dia, me tem apoiado e aconselhado nas minhas hesitações..

Mas nada se fazia, senão tivesse conhecido o meu Anjo, a AF, graças ao método conheci-a e só por isso já valeu a pena esta jornada.

Hoje é dia de fazer uma retrospecção de tudo o que foi vívido, de tudo o que foi feito, de tudo o que o Baby T alcançou.. E foi muito!! Mas lá no fundo eu sabia que o T iria conseguir..embora por vezes eu tenha atingido a frustração, nunca duvidei das suas capacidades.


Relatórios de todos os exercícios 


Finalmente chegou o dia, o dia em que tanto ansiei, dia esse em que voltarei a Vila Verde, para que o T seja reavaliado.

E para que não faltasse nada, a AF vai acompanhar-nos..não fazia sentido de outra forma. É a terapeuta do Baby T, é a pessoa que acompanha mais de perto todo este percurso.

Vamos de coração cheio e cheio de expetativas..

Vila Verde, aqui vamos nós!!


6 de Dezembro de 2014



Orgulho!!


Tenho andado a fazer algumas aulas experimentais de Natação (aulas de bebés ou mais adaptadas à T21) pois quero ter a certeza que estou a tomar a decisão mais acertada.

Desta vez por aconselhamento da minha querida AF, fomos à AAMA - Associação de Atividade Motora Adaptada. Adorei!! Vim de lá com o coração a "arrebentar" de felicidade. Uma felicidade extrema..que não consigo explicar..

Entreguei o T à Dra. R (técnica Superior de Educação Especial e Reabilitação), dei-lhe um beijinho e vi-o a ir todo bem disposto para dentro da piscina.

Confesso que estava um pouco reticente, pois embora saiba que ele esta bem..estou sempre com medo de ouvir o contrário.. medos de Mãe!!

E ali fiquei a olhar para ele.. Passado uns segundos tinha a Dra. R a olhar para mim e a dizer "Perfeito". Congelei de tanta felicidade.. parece mesmo que ia explodir de tanta felicidade... eu senti que aquele "perfeito" foi do mais genuíno possível.. Não consigo transmitir a ninguém o que senti.. A maneira que o disse a sua linguagem corporal valeu por tudo.. não consigo mesmo exprimir, eu gostava mas é impossível. É daquelas coisas que se sentem, não se transcrevem..

Percebi que a Dra. R não estava à espera daquele desempenho do T, ficou mesmo incrédula com o seu desenvolvimento. Deu-nos os parabéns, a nós pais e à AF pelo excelente trabalho pois era notável!!

Foi muito bom ouvir todas as palavras!! Foi uma sensação única..sensação essa que espero sentir sempre.

Foi um dia em cheio, um dia mágico, um dia em que o T mostrou uma vez mais que nasceu para brilhar!!








"Um peixinho dentro de água"

Desde que o Baby T nasceu sempre tive como objetivo pô-lo na natação, sabia de antemão que teria muitos benefícios, nomeadamente na respiração e na parte motora.

A minha ideia inicial seria increvê-lo com seis meses, mas com a bronqiolite que teve, fez-me adiar por um meses as aulas de natação.. Preferi não arriscar no Inverno, com as diferenças de temperatura inerentes à época do ano e optei por  pô-lo quando o bom tempo chegasse.

E voltou!!

.... Junho, seria o mês certo para iniciar esta a atividade!!

Marquei a aula exprimental e lá fomos super expectantes para a primeira aula. 

Correu lindamente.. o Baby T entrou calmamente na água a rir e assim ficou o resto do tempo.. 

Via-se que estava feliz.. e para mim isso é o mais importante. Foi um momento de Mãe, filho, só nosso!!

Esta aula teve um âmbito um pouco diferente pois foi uma aula particular, dada por uma professora especializada em natação adaptada. No início da aula começei por explicar tudo o que envolve o T e depois a professora pegou nele e foi avaliá-lo..as únicas palavras que ouvi foi "está óptimo". Encheu-me de orgulho.. já sabia, mas quanto mais ouvimos por pessoas diferentes mais me orgulha e mostra-me que o meu sonho todos os dias é concretizado.. 

Vim de lá cheia de dicas para o dia a dia, nomeadamente na posição de gatinhar.. apenas falta fortalecer o abdominal do Baby T para que ele atinja a posição do gatinhar. Neste momento é este o meu foco... o meu grande objetivo.

Confesso que não sou muito a favor de aulas adaptadas e afins pois na minha opinião quanto mais o T tiver o que os outros bebés tiverem menos diferenças terá perante a sociedade mas tentei informar-me e não quis deixar de experimentar.

Sábado teremos outra aula, num contexto diferente..em que será uma aula de natação comum a qualquer bebé.. e assim vou ter poder de comparação para avaliar os benefícios de cada uma para escolher o que será melhor para o Baby T.

Foi um dia desgastante.. o Baby chegou ao carro e adormeceu, apenas acordou para almoçar e voltou a adormecer..

Passou um dia sem exercícios mas trabalhou a parte motora que também é muito importante.

Já estou ansiosa por vê-lo na próxima aula!       

















O primeiro fim-de-semana sem Baby T


Sempre achei que seria fácil...

Lembro-me de estar grávida e dizer que iria deixar várias vezes o Baby T aos avós para eu e o B descansarmos..

Mas passaram nove meses e esse dia nunca chegou..

O tempo com o T vale ouro e estar longe dele demora a passar.. É inevitável não contar os minutos para voltar a dar-lhe um abraço.

Mas o dia teria que chegar..

O B tinha-me convidado para um Sábado diferente, só nós. Adorei a ideia pois seria apenas um dia e também já tinha saudades de termos um momento só nosso.

Íamos ter um dia agitado, e a minha sogra por iniciativa própria, lembrou-se em nos deixar ainda um pouco mais calmos e assim comprou uma cama para o seu querido Neto para que ele passa-se a noite..

Sexta-feira, no caminho para o jantar do avô A, chegou a temida pergunta.. "Porque é que o T não dorme lá em casa? E assim vocês já estão mais tranquilos.. já comprei a cama e até já tem os lençóis lavados.."

O meu coração naquele preciso momento gelou.. e pensei para mim.. "Não quero ficar sem ele..tão longe de mim.. Como vai ser o meu regeresso a casa, sem aquele abraço?!?" Mas depois tinha o lado racional a dizer-me que seria uma óptima ideia e que os Avós também tinham direito a terem o seu neto só para eles..

E lá disse um sim tímido..

No Sábado logo de manhã fiz a sua mala, para que nada faltasse e lá o fomos entregar aos Avós..



Por momentos deixei de sentir o meu coração, ficou do tamanho de uma "ervilha" quando o deixei..

Valeram-me as mensagens e as fotos que a Avó A partilhava connosco.

As saudades foram muitas mas também faz parte da vida os deixarmos "voar"..