Estamos nos meses da gripes... e muitas vezes com a alimentação podemos prevenir algumas gripes e constipações.
A gripe é uma infecção respiratória altamente contagiosa, que apresenta sintomas como febre, dor de cabeça, vómitos, tosse seca e, em alguns bebés mais susceptíveis, inflamações como rinite, sinusite, conjuntivite e faringite. A gripe aparece em casos isolados sobretudo nesta altura dos meses frios de outono e inverno e em bebés muito pequenos pode mesmo originar otite ou bronquite.
É comum, em casos de gripes e constipações, os bebés e crianças apresentarem os olhos vermelhos, o nariz a pingar, oscilações de humor e perda de apetite. Em bebés a amamentar com o nariz entupido, pode notar-se maior dificuldade em mamar. Muitos bebés e crianças ficam com dificuldade em dormir por não conseguirem respirar e podem tornar as noites dos pais mais complicadas.
Para evitar que estas situações aconteçam ou para ajudar a recuperar rapidamente, devemos de reforçar a alimentação dos nossos filhos com:
Cenoura
Batata doce
Abóbora
Kiwi
Laranja
Limão
Beterraba
Quinoa
Aveia
Espinafres
Grelos
Nabiças
Amêndoas
Nozes
Sementes de sésamo
Banana
Morangos
Feijão preto, encarnado ou azuki
Ervilhas
Brócolos
Couve galega/portuguesa
Mel
Poderá juntar estes alimentos às sopas (ex: couve, espinafres, nabiças), fazer purés de fruta (ex: banana com sumo de laranja) ou purés de leguminosas (ex: feijão, grão, ervilhas) para acompanhamento de refeições, assados para acompanhar as refeições (ex: abóbora, batata doce), fazer papinhas (ex: papas de aveia cozida em leite, polvilhada com mel e amêndoas), fazer esparguete de legumes (ex: batata doce, beterraba), enfim, inúmeras combinações deliciosas que vão proteger o seu bebé.
Tenho tentado dar uma alimentação ao T com base nestes ingredientes e até agora ele tem resistido a gripe e constipações.
Experimentem!!
Nutricionista: Mafalda Rodrigues de Almeida
Capa chuva: Be Chic
Sem comentários:
Enviar um comentário