Páginas

Para mais tarde recordar...


Adoro aquelas fotografias de bebés todas muito queridas, com aquele ar sereno. Do T consegui fazer uma sessão muito bonita mas do Baby FM não foi uma tarefa fácil..

O Baby FM detesta estar nu, e quando o despimos chora e fica mesmo difícil de o acalmar.

Foram dois dias, carregados de paciência para conseguirmos as tão esperadas fotografias para mais tarde recordar mas não conseguimos como queríamos, pois definitivamente o Baby FM não colaborou.

Acabamos por fazê-las com ele vestido.

Obrigada à Centrimagem por mais uma vez estar presente numa fase muito especial da nossa vida e por toda a paciência que tiveram connosco para conseguirmos um bom trabalho.

Embora não tenhamos conseguido o que queríamos as fotos ficaram lindíssimas, o que torna o processo de selecção difícil.





Uma alimentação saudável para os nossos filhos XVI


Mais uma maravilhosa receita para os nossos filhos!!

Vale a pena experimentar, além de ser fresca e nutritiva é uma óptima maneira de fugir aos corantes e conservantes que se vêem nos supermercados.

Espero que gostem!!

Batido de morangos com banana

Ingredientes
100ml de leite meio gordo ou 125ml de iogurte liquido natural ou bebida vegetal de amêndoa
1 banana pequena madura
4 morangos 

Coloque todos os ingredientes num copo triturador e triture até ficar bem cremoso. Se for preciso junte mais leite/iogurte/bebida vegetal.




T Look: Babete: Chicken Chicos

Camisa: Be Chic







A primeira saída



Não foi fácil mas algum dia tinha de ser...

Em Dezembro tinha comprado os bilhetes para Adele e sabia de antemão que o Baby FM seria mini-mini mas mesmo assim comprei porque achei que seria uma tarefa fácil.

Mas à medida que o tempo se aproximava do concerto o meu coração apertava pois se por uma lado queria muito ir por outro não o queria deixar.

E estive assim até Domingo, nesta indecisão, ir ou não ir...quando tomei a decisão de não ir, fiquei triste, muito triste pois sabia que era algo que queria muito...

Sábado comecei a ver filmes do concerto e ainda fiquei mais triste, até que perguntei a uma amiga que tinha ido a sua opinião, ao qual me aconselhou a ir pois seriam apenas duas horas de concerto e com este feedback ganhei coragem pela manhã e decidi ir.

Senti-me como uma criança a sair de casa, pela primeira vez, sem eles..que sensação de liberdade, livre de preocupações. Foi difícil desligar mas penso que isso faz parte da relação entre mãe e filhos.

E assim assisti a um dos melhores concertos da minha vida. Confesso que me faltam palavras para descrever o quanto foi bom o concerto.. Valeu cada cêntimo que dei pelo bilhete. Foi bom demais!!

Nós Mães acabamos por viver para os filhos e acho que é assim que deve ser mas também sou uma Mãe que tenta não se esquecer dela enquanto pessoa pois independentemente dos filhos continuamos a ter identidade própria.

Além de Mães, também somos Mulheres e muitas vezes até um pouco "crianças" e só assim é que conseguimos levar a vida de uma forma sensata e equilibrada.

Ontem cheguei a casa de coração cheio, feliz!!

Thanks Adele! Foi TOP!!









Uma alimentação saudável para os nossos filhos XV


Sumos e Batidos para bebés
Com a chegada dos dias quentes os sumos e os batidos são uma forma excelente de hidratar e dar fruta aos bebés.

Se conseguir prepará-los algumas vezes por semana poderá:
* Ser um snack fresco sempre à mão;

* Fazer com que o seu bebé ingira líquidos sem ser apenas através da água;

* Fazer com que o seu bebé consuma fruta;

* Dar ao seu bebé uma refeição sem corantes, conservantes e aromas artificiais;

* Dar ao seu bebé uma refeição super rica em vitaminas, minerais e fitonutrientes;

Quais são as principais diferenças?

Sumos:

- Contêm uma quantidade de fibra muito reduzida
- São feitos através de uma máquina centrifugadora
- São pouco calóricos
- Podem servir como complemento a uma refeição (ex: pequeno-almoço ou lanche)

Batidos:

- Contêm uma grande quantidade de fibra
- São, geralmente, feitos num copo triturador
- Têm, por norma, uma base láctea ou bebida vegetal
- Servem como snack ou lanche
- São mais calóricos que os sumos

Quais são as frutas que os bebés mais costumam gostar?

Para fazer os seus sumos e batidos opte por:


* Ananás
* Manga
* Laranja
* Banana
* Maçã
* Pera
* Pêssego
* Manga
* Morango
* Uva
* Diospiro







Babete: Chicken Chicos



















Uma nova vida..Uma vida a 4


Ao longo de nove meses pensei muito sobre como seria esta nova vida, muitas dúvidas e medos enfrentei, tentei relativizar algumas questões pois acreditava que seria uma fase muito trabalhosa mas muito boa para toda a família.

E não estava enganada!! A minha vida realmente mudou, e consequentemente as prioridades também mas ganhei uma vida com uma luz ainda maior.

Não que não fosse feliz com a minha vida a três mas com o Baby FM tive oportunidade de viver o outro lado da maternidade, um lado mais simples, sem tantas preocupações.. sem dúvida que foi uma lufada de ar fresco.

Quando o T nasceu, foi inevitável não ter um misto de emoções, muitas preocupações e nos primeiros tempos em vez de estarmos a desfrutar dele, andávamos a fazer todo o tipo de despistes médicos, parecia que estávamos sempre acompanhados por uma "bomba" prestes a explodir...

Com o Baby FM tive a oportunidade de viver cada momento de uma forma mais intensa mas também muito mais tranquila, sem aquelas preocupações inerentes ao seu desenvolvimento e saúde.

O Baby FM felizmente esta a crescer a olhos vistos e cada vez esta mais "esperto" para o mundo que o rodeia. Têm sido três semanas fantásticas de muitas alegrias e amor.

Mas a vida cá em casa deu realmente uma reviravolta pois agora tenho de me desdobrar em atenções entre o T e o Baby FM. Felizmente que o T esta a adaptar-se muito bem, sem ciúmes, e até acha um piadão ao mano, continua um pouco bruto pois não mede a sua força e só quer dar festinhas ao mano.. um amor de irmãos que vale a pena vivenviar.

Nesta fase o Baby FM ainda requer muito a minha atenção mas mesmo assim faço questão de continuar presente em tudo o que rodeia o T. E sempre que posso tento tirar um momento para estar só com ele.

Toda a logística cá em casa sofreu alterações, atrevo-me mesmo a dizer que há alturas em que a casa vira um infantário, pois quando mete banhos e mudas de fralda em simultâneo parece um trabalho em série.. e aqui não vale a pena "chorar" mas de rir à gargalhada...

Ainda só fiquei umas horinhas sozinha com os dois e aí sim foi uma aventura, mas consegui dar banho ao T, estando sempre de olho no Baby FM que estava no berço já a "chamar" por mim. Foram duas horas que valeram por 24 horas mas em cada minuto que passou senti-me a Mulher mais feliz do mundo pois estava ali sozinha com os meus "reis".

Ainda no outro dia, o T teve uma indisposição e vomitou, ao mesmo tempo tinha o Baby FM a fazer a maior birra de sempre pois não queria dormir por nada, valeu-me a minha mãe que estava cá em casa e entre nós as duas conseguimos mudar três vezes a cama, mudar três vezes o pijama ao T, dar-lhe o "miminho" que ele estava a precisar, e enquanto a minha casa virou o pânico, o Baby FM esteve sempre ao meu colo... foi sem dúvida uma grande aventura. Parece que nos faltavam braços para tanta coisa...e quando o T acalmou, abracei-o e dei-lhe aquele conforto que ele estava a precisar e ali adormeceu ao meu colo, enquanto isso o Baby FM foi para os braços da avó.

Depois de estar tudo calmo ríamos as duas.

Outra coisa que se torna uma aventura é sair de casa com eles... parece que nos precisamos de preparar mentalmente 2 horas antes para sairmos de casa da forma mais serena possível, mas confesso que embora façamos uma preparação mental para o momento é inevitável não enfrentar um remoinho de stress, e acabamos sempre por nos esquecermos de algo... Acho que vou levar uns bons meses até não me esquecer de nada!!

Diferenças de idade tão pequenas entre irmãos sem dúvida que é uma grande trabalheira mas também uma grande felicidade pois temos ali dois bebés que precisam tanto de nós e nós precisamos tanto deles.

Custa muito, por vezes até acabamos por ficar para trás, mas no final do dia quando nos deitamos pensamos sempre que valeu pena!!

Quero aproveitar cada sorriso, cada colo, cada cheiro, cada festinha, cada muda de fralda, cada beijinho ao máximo... sei que o tempo não perdoa e não volta atrás.

Até as noites que me têm custado horrores eu quero aproveitá-las da melhor forma. Se pudesse eleger o pior da maternidade era isto que elegia.. acordar de 2h em 2h não é sem dúvida o meu forte...

Quanto ao colo posso mesmo dizer que sempre que querem eu dou, senão o dou agora, não é com 18 anos que o vou dar por isso não tenham medo que eles fiquem mal habituados pois chega uma certa altura da vida que eles não vão querer mais o nosso colo.

Cada vez que olho para eles, sinto que tenho os melhores filhos do mundo, os reis cá da casa. Sou a Mãe mais feliz do Mundo por ter ao meu lado dois meninos.

Agora sim, sinto-me uma pessoa completa!!







Mum's Look: Be Chic
Baby FM Look: Be Chic









Relação de irmãos


Como reagiu o T ao mano?!?

Neste momento é a pergunta que mais se impõe cá em casa...

E o balanço é super positivo!! O T reagiu da melhor maneira ao mano. Confesso que temia um pouco a sua reacção pois o T era o primeiro filho, primeiro neto, primeiro sobrinho, primeiro em tudo... E o seu cromossoma a mais ainda alimentou uma ligação maior por todos nós, talvez porque vivemos tudo de uma forma mais intensa...

Inconsciente ou consciente tentamos todos os dias mostrar ao T que embora haja um bebé que requer muita atenção, ele continua a ter todo o nosso amor e carinho, existe sempre um espaço do dia onde não prescindo de brincar com ele, não abro mão dos banhos divertidos, de lhe lavar os dentes, enfim da nossa rotina diária. Mesmo que isso implique um cansaço maior da minha parte, mas só assim me sinto uma Mãe completa!! Mas jamais conseguiria fazer isto tudo senão tivesse a ajuda do B, que têm sido um super Pai.

Desde o primeiro dia que o T viu o mano, ainda na maternidade, olhou para ele e sorriu com aquele sorriso tão próprio dele. E logo aí percebi que já o tinha aceite como seu irmão.

Fizemos questão que fosse o T a ir busca-lo à maternidade e que lhe abrisse as portas de nossa casa e assim consequentemente do seu quarto, pois daqui a uns meses também será dele.

Todos os dias são conquistas de ambos, temos de ter apenas cuidado com as festinhas mais brutas do T mas próprias de um bebé de 21 meses.

Tem dias que a nossa casa vira uma sinfonia pois enquanto o Baby FM chora, o T grita...e assim começam a disputar quem tem o tom de voz mais alto. Claro que nos desmanchamos a rir!!

O Baby FM já olha para o T, e o T perde-se a olhar para ele... mas tivemos que mostrar-lhe que temos de dar festinhas com calma pois caso contrário magoa o mano e ele chora.

Sem dúvida que estamos a criar dois seres maravilhosos e acima de tudo MUITO AMIGOS!! Penso que este é o desejo de quaisquer Pais.

Uma relação de irmãos, é uma relação muito forte e que deve ser sempre preservada e aqui nós temos um papel fundamental nisso. Cabe a nós mostrar que um irmão não veio para "roubar" o lugar de ninguém mas sim para tornar a vida mais colorida e preenchida.

Cá em casa estamos todos muito felizes, a casa esta mais cheia, mais completa. Mas isso fica para outro post ;)






Uma alimentação saudável para os nossos filhos XIV


Já a algum tempo que invisto tempo para preparar as refeições do T com a ajuda da Nutricionista, Dra. MRA.

E agora com o Baby FM ainda mais tenho essa necessidade... só assim é que consigo ter todas as refeições planeadas, garantido assim todos os nutrientes que o T precisa diariamente. 

E para vos ajudar também a simplificar, partilho com vocês a ementa da semana.

Espero que gostem!!



Refeição
Segunda
Terça
Quarta
Quinta
Sexta
Sábado
Domingo
Pequeno-almoço
Papa de aveia cozida em Leite meio gordo
100g de iogurte natural + 2 colheres de sopa de puré de maçã
Papa de quinoa  (30g de quinoa cozida em 40ml de leite)
Papa: 1 banana esmagada com 2 bolachas maria esmagadas e sumo de 1 laranja
Papa de arroz cozido em Leite meio gordo com raspa de 1 limão e 1 pau de canela
100g de iogurte com 4 morangos reduzidos a puré
Papa de aveia cozida em Leite meio gordo
Meio da Manhã
1 banana esmagada
1 maçã assada
1 iogurte
150g de puré de pera com maça sem açúcar
Pêra bêbeda (cozer pera em sumo de laranja natural diluído em água, com 1 pau de canela)
150g de Puré de ameixa com pera
100g de gelatina
Almoço
1 concha de creme de alface+ 60g de dourada grelhada  desfiada + 50g de morangos semi triturados
2 conchas de canjinha de peru com cenoura + 1 ameixa em cubinhos
Salmão grelhado com puré de brocolos + 30g de qiwi em cubinhos
60g de peru estufado com massinhas e molho de tomate + 30g de manga aos cubinhos
1 concha de creme de curgete + 60g de robalo no papelote com arroz de ervilhas
1 concha de creme de brocolos + 1 fatia de quiche de frango com cogumelos e espinafres 
1 concha de creme de couve portuguesa+
60g de Peixe espada assado com puré de batata e cenoura
Meio da Tarde
1 iogurte natural + 1 colher de sopa de compota de pêssego sem açúcar
Puré de banana com morango
Iogurte de aroma com gelatina (fazer a gelatina no iogurte para formar um pequenino pudim)
Puré de pêssego com maçã
1 iogurte + 1 colher de sobremesa de compota de fruta sem açúcar
1 Fatia de ananás grelhado cortado em pedacinhos pequenos
1 laranja com canela
Jantar
1 concha de creme de alho francês doce + 60g de franguinho no tacho com cenoura baby e couscous
1 concha de creme de  cogumelos + 100g de pudim de peixe com espinafres
1 concha de sopa de espinafres+  60g de vitela assada desfiada com batata doce e brocolos
1 concha de sopa de couve flor + 60g de pescada no forno com broa e laranja + puré de ervilhas
1 concha de sopa de curgete + 60g de cubinhos de porco salteados/desfiados com noodles de arroz
1 concha de creme de nabiças+ 100g de empadão de atum
2 conchas de sopa de brócolos com massinha,  ovo escalfado e coentros
Ceia
Puré de 1 maçã cozida + 1 bolacha tipo maria integral
3 bolachas tipo maria integral
100g de iogurte natural
1 gelatina sem adição de açúcar + 1 bolacha tipo maria integral
150ml de leite meio gordo
150ml de leite meio gordo
puré de morango
















Uma alimentação saudável para os nossos filhos XIII


Finalmente começa o bom tempo, já não era sem tempo!!

Bom tempo é sinónimo de fruta, de sumos naturais. Assim e já a apensar nos dias quentes deixo uma óptima alternativa aos sumos de compra cheios de corantes e conservantes.

Espero que gostem!! O T adorou!

Sumo de maçã, manga e laranja

Ingredientes:
1 cenoura
1 laranja pequena
30g de manga

Num robot de cozinha ou centrifugadora coloque, todos os ingredientes. Triture para obter o sumo e sirva bem fresquinho.







Instagram: @ tomas_my_special_baby




O Nascimento do Baby FM


Nove meses depois e chegou o grande dia...

Foi sem dúvida uma gravidez "santa", recheada de muito amor e de "mimos", com alguns medos mas que também fazem parte.

Embora tenha sido muito parecida com a do T, esta foi vivida de uma forma mais calma pois uma segunda gravidez é mesmo isso..viver o momento de outra forma.

Esta gravidez foi mesmo até ao limite, 40 semanas. Não esperava pois a do T tinha sido às 37 semanas.

Desta vez esperei pelo momento e não fui surpreendida por ele, tinha tudo pronto, deu tempo para me despedir da minha barriga, de preparar a minha cabeça para mais uma etapa na minha vida. Se por um lado é bom termos tempo para fazer tudo e deixar tudo assegurado para quando o Baby nasce, por outro dá tempo de pensarmos muito sobre tudo...o que na minha opinião não é muito bom.

Desde as 37 semanas que esperava pelo acordar com o rompimento das águas, mas tal nunca aconteceu, comecei a fazer os ctg's e nada acusava, o meu médico, Dr. JL lá me foi dizendo que desta vez chegaria às 40 semanas e lá me fui mentalizando.

Dia 22, dia de consulta, lá fomos todos optimistas de ter notícias, mas ainda tudo muito atrasado e assim o Dr. JL optou por induzir o parto no dia 27 de Abril, dia em que completava as 40 semanas... lembro-me que nesse momento fiquei branca, como era possível ter passado tão rápido estes nove meses, como era possível estar a cinco dias de conhecer o Baby FM... Estes dias que antecederam o grande dia, foram dias em que me senti mais ansiosa, e estava tudo menos tranquila, embora mostrasse que estava confiante...não estava! Estava sim cheia de medo, medo que alguma coisa corresse mal, medo de voltar a sofrer, medo de tudo... o medo era tanto que dava por mim muitas vezes a querê-lo mais tempo na minha barriga.

Chegou o dia 26, caminhei, subi escadas, desci...tudo na esperança de ter um parto natural e não induzido mas tal não aconteceu, o despertador tocou às 6.30h e era altura de levantar para ir enfrentar um dia cheio de emoções.

Nunca culpei ninguém sobre o que me tinha acontecido, não guardei qualquer ressentimento pelo hospital ou pelos profissionais que lá trabalham, sabia que o meu caminho não era por aí.. e assim manti tudo como do T, voltei ao Hospital Cuf Descobertas para ter o meu segundo filho, com o meu médico.

Tudo começou com a toma de um comprimido, para acelarar o parto, depois foi esperar que tudo se desenvolvesse.





O Dr. JL foi pela manhã ver-me e disse-me que estava ainda tudo muito atrasado, e que talvez precisasse de uma segunda toma para acelerar mais o processo..nessa altura tive um feeling que talvez pudesse ir para a cesariana pois o colo continuava rijo e com um dedo de dilatação.