Páginas

BOM ANO!!

A umas horas de terminar o ano 2016 deixo-vos o nosso melhor de 2016.



Desejo-vos um 2017 em grande, cheio de objetivos concretizados, de muitas vitórias, de muita saúde, de algum dinheiro (que dá sempre jeito) mas acima de tudo de muito Amor.

Um BOM ANO!!


Até já 2017



Acompanhem-nos também pelo Instagram: @tomas_my_special_baby

E que chegue 2017


Um ano de mudanças...

Um ano fantástico para mim, de objetivos cumpridos, de concretizações pessoais e profissionais.

Há um ano atrás, quando abracei 2016 sabia muito bem o que queria e felizmente a seu tempo consegui concretizar.

Um dos meus maiores desejos, era que o Baby FM viesse ao mundo com saúde e que o T continuasse a ser um menino feliz e cheio de vitórias.

E esses foram concretizados! Ao longo de todo este ano o T mostrou o quanto é feliz e o quanto vale a pena acreditar nele.

Em Abril conheci outro amor igualmente enorme, o Baby FM, uma felicidade extrema quando o vi pela primeira vez, um bebé encantador e que me delicia todos os dias com aquele ar angelical.

Só por isso já foi um ano em grande.

Mas também um ano em que conheci pessoas fantásticas e que me marcaram ao ponto de ter um ano grato pela amizade de quem me rodeia.

2016 deu-me a oportunidade de me libertar do meu antigo trabalho, um trabalho que já não me preenchia, que não me fazia bem, que me fazia triste todos dias. Não foi fácil aceitar a mudança e tomar consciência que estava na hora de saltar fora. É sempre uma decisão complicada de tomar, ainda para mais quando envolve dinheiro. Foi altura de perceber que nem tudo na vida se resume a dinheiro, que o mais importante é ser feliz, mesmo que para isso precisemos de abdicar de alguns pequenos luxos.

Contudo troce no meu coração pessoas que me marcaram pela positiva, que me fizeram feliz, as outras excluí por completo da minha vida, como se tivesse um botão no meu cérebro de "lixeira".

A vida é mesmo isto, é feita de desafios e cabe a nós traçar o nosso caminho juntamente com as pessoas que queremos.

Não posso terminar o ano sem agradecer todo o apoio do B para esta mudança, sem ele não tinha tido a coragem que precisava para mudar.

Termino o ano super feliz porque além da minha família e amigos, sei que também tenho outra, que sem nos conhecermos já partilhamos tanto, convosco já sorri mas também já me caíram lágrimas, a vocês que me acompanham todos os dias e que fazem com que o Blog cresça todos os dias, o meu muito obrigada. Prometo que uma passa das 12 será para vocês.

A mudança de ano é sempre algo nostálgico, é inevitável não fazer um balanço de tudo o que foi feito, bem como do que ficou por fazer, de traçar novos objetivos. É um rejuvenescer.

E por isso e por tudo, posso dizer, estou pronta!! E que venha 2017 para nos alegrar 365 dias.





Mum's Look 
Jardineiras | Maria Joah
Camisa | Zara


Acompanhem-nos também pelo Instagram: @tomas_my_special_baby








Creme de cenoura, alho francês e borrego


Uma das sopas preferidas do Baby FM

Creme de cenoura, alho francês e borrego


Ingredientes

1 cenoura
1 alho francês
40g de borrego sem gordura visivel
1 fio de azeite

Preparação

Descascar a cenoura. Cortar o alho francês e a cenoura em rodelas e colocar num tacho. Cobrir com água e levar ao lume. Cozer em lume brando durante 20 minutos.
À parte cozer o borrego em água fervente durante 20 minutos. Escorrer a água, desfiar e juntar aos legumes.
Triturar tudo até formar um puré e juntar um fio de azeite equivalente a uma colher de café.

Espero que gostem.

Bom apetite!










Acompanhem-nos também pelo Instagram: @tomas_my_special_baby

De volta às origens





Já é uma tradição de família visitar os meus avós paternos no dia 26 de Dezembro.

A 200Km de distância e com a suas idades avançadas já não passam o Natal connosco. E porque a minha avó no dia 26 faz anos, vamos sempre a Castelo Branco visitá-los.

É sempre um dia em que voltamos a respirar ar puro e sentimos o verdadeiro cheiro da terra. Este ano tivemos a sorte de ser presenteados com um Sol esplêndido e que nem nos fez sentir o frio próprio da época.

Aproveitámos para ir à horta do meu avô e mostrar os animais ao T, adorou, estava com um sorriso que mostrava a sua felicidade.





Ali sentia-se livre, mesmo no meio daquele piso instável das ruas, não parou, queria sentir tudo, e sinceramente deixei, fiz questão que ele metesse as mãos na terra que se sujasse e que até tropeçasse naquelas pedras de calçada.

Acima de tudo quis que ele se sentisse livre e que explorasse tudo à sua volta. Que fosse criança.


O nosso Natal


O nosso Natal foi sem dúvida um Natal cheio de Amor.

São 24 dias de preparação, onde as roupas são escolhidas com cuidado, a decoração é pensada ao detalhe, os presentes são escolhidos com amor e depois tudo acaba muito rápido...

Dois dias mágicos, cheios de felicidade que acabamos por nem os conseguir apalpar pela sua velocidade em que passam.

O dia 24 começou bem cedinho a preparar tudo para que a noite fosse perfeita, juntamente com a minha mãe fizemos todos os doces de Natal, à excepção do tronco de Natal que fiz questão de conhecer da fantástica Susana Pinto | Sweet Stylist. Além de ser um tronco com uma imagem super apetecível, estava divinal!! Fez sem dúvida as delícias de toda a família. Uma coisa é certa vai passar a ser um doce obrigatório na nossa mesa.







Este Natal ainda foi mais especial pois tínhamos mais um membro da família para partilhar este nosso amor. Além de que tínhamos o T a viver o momento de uma forma típica de uma criança. Não parou um minuto, correu a casa toda 500 vezes. Depois com as suas gracinhas fez as delícias de todos nós.

Este ano optei por vesti-los de Pai Natal pois se existe idade para isso é agora, além de ficarem super engraçados, estavam super quentinhos e confortáveis para passarem a noite.

Foi uma consoada muito alegre, cheia de harmonia e amor. Infelizmente pela primeira vez a minha avó materna não veio passar connosco, e isso entristeceu-me bastante, mas por mais que lhe tivesse pedido não a consegui demolir da sua ideia teimosa de passar o Natal em sua casa. Acabou por nos fazer muita falta...

O T pelas 22h começou a acusar o cansaço e para que ele aproveitasse a chegada do Pai Natal, fui deitá-lo um pouco e assim dormiu até eu e o B o irmos acordar com uma música de Natal.

Para que o papel do Pai não se perdesse decidimos que quem seria o Pai Natal, seria o avô. Foi sem dúvida um momento hilariante, o que nos rimos, o meu pai esteve à altura do verdadeiro Pai Natal. Foi muito giro ver as reações dos Baby's com a personagem, mas confesso que o T teve algum medo, chegou mesmo a chorar, e perante a situação tivemos mesmo de expulsar o Pai Natal de cena.

Valeu o momento divertido!



Mesmo sem Pai Natal continuou-se a distribuição de presentes, é sempre um momento bastante divertido pois acabamos por fazer sempre partidas uns aos outros. A partilha é mesmo isto, dar aos outros momentos de felicidade mesmo que o valor do presente seja inferior ao valor sentimental.




O Baby FM e o T não sabiam o que fazer a tantos embrulhos e a tantos brinquedos.


Os 8 melhores meses



8 Meses...

8 Meses de uma grande aprendizagem...

8 meses de muitas alegrias...

8 meses de um cansaço extremo...

Fez ontem 8 meses que me tornei uma mulher e mãe mais completa.

Mostraste-me desde o primeiro dia um amor avassalador, a verdadeira dependência de um filho para com a sua mãe.

Contigo aprendi a ser uma pessoa mais paciente e a ceder mais o meu tempo para me dedicar a 100% ao que tu precisavas.

Aprendi também a viver a maternidade de uma forma mais descomplicada e tranquila.

8 meses só nossos, os melhores da nossa vida.



Baby Look - Be Chic 


Acompanhem-nos também pelo Instagram: @tomas_my_special_baby

O melhor do nosso Natal



E para que consigam sentir melhor o que foi o nosso Natal deixo-vos o melhor do nosso Natal em vídeo.

Espero que gostem :)










Acompanhem-nos também pelo Instagram: @tomas_my_special_baby

O fim do nosso Natal


Puff...

E acabou o Natal.

Dia 26 é sempre um dia melancólico, é o dia em que se retoma à rotina aos poucos e poucos, um dia de "ressaca" de todo o que comemos e de todos os momentos em família.

Hoje para nós o dia ainda foi especial, foi dia de irmos festejar os 81 anos da minha avó, um dia que voltámos às origens e onde se respira um ar mais puro.

Acabadinhos de chegar e sem tempo para vos escrever, mas com a promessa que amanhã falarei sobre o nosso Natal.

Agora é tempo de banhos e de um jantar tardio. Hoje vou mesmo dedicar-me aos meus queijos que gosto tanto. Já que amanhã voltarei a ser saudável.

Espero que o vosso Natal tenha sido rodeado de coisas boas, com muita harmonia, paz, alguns presentes e acima de tudo de muito Amor.

Desejo-vos uma semana fantástica e de preparativos para um próximo ano que já começa a espreitar.

Até amanhã.





Look's T 
Calções | Be Chic
Collants | Letras Bordadas





Acompanhem-nos também pelo Instagram: @tomas_my_special_baby

Um Santo Natal


E chegou finalmente o Natal.

Um dia e uma noite mágica onde se partilha o mais importante na vida, a família.

Um dia onde o mundo se junta de uma forma harmoniosa e em paz, um dia de partilha, de iguarias fantásticas e de tradições.

É inevitável não pensar que existem pessoas que hoje estarão sozinhas nas suas casas sem ninguém para partilhar memórias, outras que estarão numa noite fria ao relento em que as velas serão substituídas pelas luzes das ruas, ou onde crianças estarão sem aquele aconchego. Para essas pessoas desejo que seja apenas passageiro e que 2017 vos presenteie com mudanças que vos alegre no futuro.

Para vocês que me seguem desejo um Santo Natal recheado de harmonia, paz e muita alegria junto das vossas famílias.

Um grande beijinho de coração

FELIZ NATAL!




Baby's Look | Be Chic

Acompanhem-nos também pelo Instagram: @tomas_my_special_baby

Tudo a postos


Precisamente a 24 horas da noite mais mágica do ano.

Hoje as ruas encheram-se de um frenesim próprio da época, lojas cheias, supermercados com carrinhos a transbordar de ingredientes, um céu com uma luz diferente, com sabor a paz e pessoas sorridentes com algum stress de última hora, mas que faz parte.

E tudo em prol de uma noite em que se respira harmonia, paz e amor.

Tudo comprado, árvore cheia, baby boy's de pijama e estou pronta para começar a preparar todos os doces típicos de Natal para a minha família.

Este sem dúvida que vai ser um Natal ainda mais preenchido, com o Baby FM e com o T já aos saltos. Realmente o Natal é das crianças, são elas que nos iluminam.

Tenho tudo a postos para dois dias maravilhosos em família.

E que chegue rápido o Pai Natal :)

Boa noite, a minha vai ser a cozinhar e a vossa?



Uma mala de maternidade cheia de pinta


Já tinha partilhado convosco o quanto gostei de estar grávida, muitas vezes digo em jeito de brincadeira que por mim passava a minha vida grávida.

Para mim é uma altura em que me sinto a mulher mais bonita do mundo e onde sou super mimada e como as minhas gravidezes foram sempre fantásticas, só tenho a dizer maravilhas.

Embora me sinta muito cansada com os baby boy's já tenho saudades da minha grávida e de todos os preparativos que envolvem o nascimento de um bebé.

Por isso e porque estamos no Natal, tenho um passatempo para todas as grávidas.

Uma mala de maternidade personalizada e com tudo o que é preciso para recebermos o nosso filho.



Incluí:
Robe
Chinelos
Toalha para a mãe
Toalha para o bebé
Bolsa redonda
Nécessaire mãe
Nécessaire bebé

Para se habilitarem a ganhar basta:

1. Fazer like na página Mães com pinta e na página Tomás My Special Baby

2. Identificar quatro amigas no post mencionado

3. Fazer like na publicação no facebook (23 de Dezembro).

4. Terão de partilhar publicamente no vosso facebook o post referente ao passatempo

5. O passatempo termina no dia 31 de Dezembro às 23.59h

6. A vencedora será escolhida aleatoriamente através do Random.org e anunciada no dia 3 de Janeiro.


BOA SORTE!!





O verdadeiro significado do Natal


O Natal é uma palavra pequena mas com um significado muito forte.

O Nascimento seja de uma criança, seja de um animal, seja do que for é das coisas mais bonitas que há na vida. O Natal é isso mesmo é celebrar o nascimento de Jesus.

Natal é Amor, é família.

E são estes os valores que quero transmitir aos meus filhos.

Natal não deve ser visto só como presentes, não devemos de todo ceder à pressão da sociedade e oferecer presentes a quem nos rodeia só porque sim.

Como criança que fui, também adorei os presentes, só de pensar em tudo o que podia receber nem dormia mas também sempre percebi que mais importante que brinquedos novos, era ter os meus pais, avós e tios comigo a partilhar a felicidade e o amor em família.

Hoje, confesso que os presentes são apenas secundários na minha vida. Existem coisas que não têm preço na vida e a família é uma delas.

Depois de ser mãe comecei a relativizar muito mais as coisas supérfluas da vida, dado mais importância ao que realmente importa.

Para mim o presente melhor é ter os meus dois filhos comigo juntamente com o meu marido, ter os meus pais, sogros, irmão e avós comigo. Isso sim para mim é o mais importante o resto são bens menores.

Não vou dizer que não temos presentes, porque os temos, mas não é essa a nossa motivação de estarmos reunidos, os presentes são mais para as crianças, para vermos aqueles olhos inocentes a brilharem de tanto papel para rasgar.

Depois umas lembranças para os adultos, em que o mais importante é marcar a pessoa não pelo valor monetário do presente mas pelo valor sentimental.

Gosto sempre de dar presentes com significado, dar porque sim ou porque a época o exige não acho que o tenhamos que fazer pois se o fizermos torna-se uma época de hipocrisia. E Natal é amor.

Hoje em dia a sociedade esta com os valores trocados, dando uma maior importância aos presentes do que propriamente à reunião familiar. Confesso que isso aborrece-me um pouco pois não precisamos que chegue o Natal para dar presentes a quem gostamos, não é verdade?

E nesta época é inevitável não pensar mais nas pessoas que nos rodeiam e ficar com um sentimento agridoce por ver que há pessoas que não vão estar com as suas famílias, que não vão ter um abraço amigo, que não vão ter uma casa quentinha para estar.

Para mim o maior presente que podemos ter é ter uma família onde possamos estar reunidos numa noite mágica, onde impera o brilho luminoso das velas. E isso não não se consegue comprar em centros comerciais.

Imaginem o vosso Natal com uma árvore cheia de presentes mas sem a vossa família, acredito que vos tornaria pessoas vazias.

Agora o contrário enche-nos o coração.

BOM NATAL!

Falta apenas 1 dia para uma grande noite (Yeahhh)





Baby's Look - Be Chic


Acompanhem-nos também pelo Instagram: @tomas_my_special_baby

O nosso Bolo Rainha


Recebi muitas mensagens a pedir o meu bolo rainha e como os vossos desejos são ordens partilho convosco a receita.

O meu bolo é feito num robot de cozinha mas também pode ser feito de uma forma tradicional.

A receita que vos dou é a que faço todos os anos e resulta muito bem.

Ingredientes
70 g açúcar em pó
Casca de 1 laranja e de 1 limão só a parte amarela
120 g leite
70 g manteiga
3 gemas de ovo
40g fermento de padeiro fresco ou 8 g de fermento de padeiro seco
20 g sumo de laranja
30 g vinho do porto
420 g farinha com fermento
1 pitada de sal
300g frutos secos (miolo de noz, pinhões, amêndoa, avelã)
1 gema de ovo p/ pincelar

Preparação
Rale as cascas dos citrinos. Adicione ao citrinos, o leite morno e a manteiga amolecida. De seguida bata na batedeira a uma velocidade máxima, de seguida baixe a velocidade e junte as gemas, o fermento, o sumo de laranja, o vinho do porto e misture por alguns segundos.
Ainda com a batedeira em funcionamento deite a farinha pouco a pouco juntamente com a pitada de sal e bata tudo. De seguida amasse, até a massa ficar com uma consistência de formar uma bola, sem agarrar nos dedos.
De seguida, deixe repousar a massa num local morno até que dobre de volume.
Após ter levedado, amasse mais uma vez e junte os frutos secos (a gosto). Amasse até formar uma bola e polvilhe de farinha.
Dê-lhe a forma de uma rosca e coloque-a num tabuleiro untado, pincele com a gema de ovo, decore com os restantes frutos secos.
Decore com pequenos montes de açúcar humidicado. (No caso de gostar) ou então em alternativa utilize o açúcar em pó para polvilhar.
Por fim, deixe que a massa dobre de volume e a seguir coloque no forno previamente aquecido a 180º cerca de 20 minutos.


Espero que gostem!!


Foi o bolo do ano passado


Uma caixinha de surpresas


Após o nascimento do T tive conhecimento de um serviço que me encantou pela inovação, e desde aí nunca mais o deixei.

A J e T são as fundadoras da Mimobox, e como mães sentiram necessidade de proporcionar a outras mães oportunidades únicas de conhecerem produtos fantásticos.

Só isto já é óptimo mas aliar tudo isto à idade dos nossos filhos é fantástico.

E para quem esta grávida também pode ter uma caixinha cheia de coisas fantásticas.

Todos os meses é uma excitação cá em casa para saber o que vêm na Mimobox. É a oportunidade que tenho para todos os meses conhecer e experimentar produtos novos.

E o melhor de tudo é o preço, pois por apenas 22€ temos acesso a 6 a 8 produtos reais, que custaria aproximadamente 40€ nas lojas.

Um miminho de caixa cheia de vantagens:
Oportunidade de conhecer novos produtos ou marcas
Preço acessível
Sem sair de casa
Produtos de excelência
Personalizado.

Aproveitem o Natal para se mimarem a vocês e aos vossos filhos e recebam uma mimobox cheia de surpresas.

O Baby FM já recebeu a dele e posso vos dizer que esta divinal.


Day Spa - Passatempo


Já temos vencedora!!


RITA BARÃO





PARABÉNS Rita, espero que aproveite ao máximo o Day Spa e que se mime bastante pois o nosso "eu" também deve ser cuidado.


Obrigada a todas as seguidora que participaram.



Tradições de Natal


Estes dias deviam ter 48 horas, vai ser uma semana intensa, cheia de coisas para fazer.

Além do trabalho, de ter dois Baby Boy's que precisam muito da minha atenção, tenho de arranjar espaço para fazer aquelas comprinhas de última hora, ainda ontem ao fazer os embrulhos percebi que no meio de tantos sacos que tinha perdido um pelo caminho.

Hoje tive que me sentar um pouco e começar a escolher a ementa do dia 24 e 25. Já tinha partilhado convosco (aqui) o quanto gostava de fazer as coisas em casa. Pouco ou nada compro, o dia 24 é passado literalmente na cozinha, sempre com um cheirinho de deixar água na boca.

Desde pequena que me lembro de acordar no dia 24 e ver uma grande agitação na cozinha, cheia de conversas entre a minha mãe, avó e tia, ficava ali horas a olhar para elas a cozinharem com tanto amor e a preparar tudo com muito carinho, os seus olhos brilhavam a cada sonho frito.

Ainda hoje guardo na minha memória essa imagem que de tão simples transmite tanto.

Hoje 28 anos depois sou eu que estou na cozinha de mão na massa com a minha mãe e avó a ter essas mesmas conversas que tanto me encantavam.

Desde o bolo rainha, aos sonhos, passando por papos de anjo e acabando no arroz doce, tudo é feito por nós, tenho a certeza que o amor é um dos ingredientes fundamentais para o sabor dos nossos doces de natal.

Para mim Natal é isto, é o dar sem receber algo em troca, é pensar na outra pessoa de uma forma mais atenta. Mais que qualquer presente que possa ter na árvore de natal, o mais importante sem dúvida é toda esta partilha familiar.








Chucha | Chicken Chicos
Babygrow | Jacadi


Acompanhem-nos também pelo Instagram: @tomas_my_special_baby










Embrulhos de Natal


Confesso que sou uma pessoa um pouco perfecionista e que gosta do detalhe.

Em tudo o que faço tento ter sempre algum rigor e gosto muito de preparar todos os detalhes e surpreender assim quem me rodeia.

Há uns anos para cá que tenho personalizado os embrulhos dos presentes de Natal.

Hoje em dia o embrulho que as lojas fazem dizem muito do seu interior e não acho graça abrir um presente já a saber o que esta lá dentro.

Outra coisa que me aborrece é ver a beleza da árvore de natal a dissipar-se no meio de tantos embrulhos e sacos sem graça, perdendo assim toda da beleza e encanto do Natal.

Assim faço questão de ser eu a fazer os embrulhos, ou melhor o B, pois eu não tenho lá muito jeito para a coisa, mas sou eu que escolho o papel e a cor que quero que seja predominante.

Este ano optei por ser um pouco mais poupadinha e optei por papel kraft e adorei o resultado final. Gastei apenas 10€ e consegui embrulhar todos os presentes e ainda sobrou bastante para uma próxima.

Para contrastar com o papel, optei por uma das cores que mais simboliza o Natal, o encarnado. A fita da fotografia comprei numa loja chinesa, mas acabei por utilizar só para alguns presentes, a restante usei do género de corda, que também ficou muito bonito.

Por fim, e para tornar os meus presentes ainda mais pessoais e para evitar estar sempre a por o nome da nossa família, fiz uns mini postais de Natal com uma fotografia do T e do Baby FM a desejar Feliz Natal.

Após ter partilhado esta sessão fotográfica com os baby boy's, e embora não tenha conseguido fazer uma foto "mais de postal", e porque vocês me deram um feedback super positivo, decidi que este ano esta fotografia seria a certa para assinalar este natal.

Hoje a nossa árvore ganhou ainda mais vida com os presentes, já falta muito pouquinho e atrevo-me mesmo a dizer que já estamos em contagem decrescente.






Acompanhem-nos também pelo Instagram: @tomas_my_special_baby







Fim de semana carregado de amizade


Compras feitas, foi tempo de aproveitar o fim de semana para a família e amigos.

Esta altura do ano chama por almoços e jantares entre amigos, onde partilhamos o melhor que a vida têm, a amizade e o amor.

Foi um fim de semana em que comi bastante e que cozinhei ainda mais.

Adoro receber pessoas em casa, adoro tudo o que envolve, escolher a ementa, o ir às compras, pôr a mesa e acima de tudo confecionar tudo com muito amor e carinho para quem gostamos.

Valeu-me o B que entreteve os Baby Boy's enquanto estava na cozinha.

Sem dúvida que o Natal têm algo de mágico, as luzes, as cores tudo nos faz vibrar e pensar no que é verdadeiramente importante na vida, o amor.

Tanto o T e o Baby FM estavam excitadíssimos com tanta movimentação cá em casa. O T quis mesmo ser o "último", era 00h e ainda corria pela casa e cada vez que lhe dizia que estava na hora de ir para a cama, abanava a cabeça em modos que "não". O que nos rimos com ele. Com o seu jeito lá nos foi levando, até que chegou a altura que lhe tive de dizer que chegava e lá foi meio a chorar mas assim que caiu na cama adormeceu.

Este fim de semana foi dedicado a amizade o próximo será exclusivamente da família e já estou ansiosa para o dia mais bonito do ano (pelo menos para mim).

E no meio de tanta coisa ainda fomos comprar o fato para o pai se vestir de Pai Natal, estou ansiosa para ver a reação do T.

Agora vou mesmo dedicar-me a embrulhar os presentes todos.

Uma óptima semana cheia de amor


Amanhã conto tudo sobre os nossos embrulhos 











Baby FM Look | Be Chic


Chucha | Aminhachucha

T Look | Zara




Devorador de sopas








Dá gosto ver o Baby FM a comer. Sempre que chega a hora da sopa ou da papa é motivo de festa, come com uma satisfação que só visto.

A introdução dos alimentos é algo que deve ser feita de uma forma progressiva, primeiro começamos pela sopa de legumes e neste momento já introduzimos a carne na sopa.

E são nestas pequenas coisas que me apercebo como ele está a crescer rápido. Embora ainda esteja a dar mama, já sinto saudades do tempo onde o meu leite era o seu único alimento.

É um sentimento agridoce, por um lado se queremos voltar a ter a nossa independência, por outro nunca queremos que saíam debaixo das nossas asas.

Sentimentos de mães, vai-se lá arranjar explicações para esta bipolaridade.

Embora existam vários nutrientes essenciais para os bebés, a proteína é de longe o mais importante para o desenvolvimento do seu cérebro. A proteína contribui para que o cérebro de um recém-nascido duplique em volume até aos 18 meses e triplique em tamanho até aos 2 anos de idade.

A qualidade e quantidade proteica são requisitos fundamentais para uma alimentação equilibrada e a escolha certa de proteínas garantem um metabolismo saudável, mesmo a longo prazo. Por isso, devemos escolher proteínas tanto de origem animal como vegetal e introduzir na alimentação do nossos filhos, uma boa variedade de fontes proteicas. Por exemplo: carne, peixe, ovo, leguminosas (feijão, grão, lentilhas, ervilhas, favas) e cereais integrais (quinoa, aveia, millet, milho, trigo esperta, trigo sarraceno entre outros).

Próximo passo sopa de peixe!



Acompanhem-nos também pelo Instagram: @tomas_my_special_baby

Amor de irmãos


Cada dia que passa tenho mais a certeza que tomei a decisão certa em ter tido dois filhos com idades tão próximas.

No início tive algum receio, não por mim mas mais pelo T porque ainda o achava muito pequenino para que tivesse já de dividir as atenções da mãe.

Mas para o T era muito importante ter um irmão, pois não existe amor como o dos irmãos, precisava que ele tivesse sempre ali um apoio no caso de nós em alguma altura não estarmos tão presentes. E quanto menor fosse a diferença de idades entre eles melhor.

Embora quisesse muito uma menina, quando soube que iria ter outro menino fiquei muito feliz porque sabia que para o T um irmão era o ideal pois os interesses e as brincadeiras seriam as mesmas.

As vantagens prevaleceram sempre às desvantagens e neste momento embora cansadíssima tenho a certeza que tomei a melhor decisão.

Agora já começo a vê-los a interagirem um com outro, e confesso que passo horas a olhar para eles a brincarem um com outro, a ver os seus olhares cúmplices. Fico embevecida com tanta ternura, sinto mesmo que eles adoram-se desde sempre.

Muitas vezes o T gosta de impor o seu papel de mano mais velho, e tira-lhe os brinquedos e até o empurra para que caia no chão. Coisas típicas de mano mais velho, não é verdade?!?

Não é fácil ter dois filhos com diferenças pequenas, considero que até seja pior que ter gémeos, pois as necessidades começam a ser diferentes e nós pais acabamos por parecer umas bolas de ping pong, não existem minutos de descanso, pois quando está um a acabar de comer, está o outro a começar e isto aplica-se em tudo.

Muitas vezes os meus braços estão cheios pois regra geral quando um quer colo o outro também quer. 

Hoje em dia a nossa casa é um autêntico carrossel, cheia de vida e uma aventura constante.

Independentemente de toda a confusão natural de quem tem filhos este é o meu objetivo dar uma base familiar sólida aos meus filhos e transmitir que a família é o alicerce de qualquer ser humano.




Olhar de um Pai


Não que gosto muito de escrever mas como a A me desafiou para o fazer (aqui), aqui estou eu, para vos mostrar o outro lado da paternidade, o lado do pai.

Quando vejo os meus amigos a falarem que estão cansados e precisam de descansar é inevitável rir e digo-lhes para experimentarem ter dois filhos que depois falamos sobre o que é na realidade estar cansado.

Ter um filho ainda vá que não vá, mas ter dois é diferente. É um desgaste gigante que só quem tem é que compreende o que digo. Em jeito de brincadeira estou sempre a dizer que "vendo o F" "para quem quiser, até o ofereço", claro que não passa de uma brincadeira, mas muitas vezes é o cansaço acumulado a falar mais alto.

Sempre fui muito imaturo, "palhaço", engraçadinho e acima de tudo bem disposto, não que o tenha deixado de ser após ter sido pai mas os filhos obrigam-nos a crescer.

Ser pai obriga-nos a ajustar a nossa maneira de ser, é uma responsabilidade muito grande nos nossos ombros, afinal seremos sempre o exemplo de alguém, arrisco mesmo a dizer que tive de assumir outras obrigações que até então estavam esquecidas.

Com isto não quero dizer que deixei de ser eu, mas comecei a ver a minha vida com outra perspetiva. Onde mudei bastante foi na entreajuda com a A, senti que estava na altura de participar mais na casa, não que a A me "desse na cabeça" mas porque lhe via no rosto muito cansaço acumulado por ter de estar sempre presente com os Baby's, um deles nada fácil. E depois ainda tinha a nossa casa para cuidar.

E por livre vontade percebi que estava na altura de ajudar, comecei por aspirar, fazer a cama e arrumar as coisas. Sou sincero, não fiz por achar que senão o fizesse ía "levar na cabeça", mas fi-lo porque lhe devo respeito e para mim ser mãe é algo com uma dimensão tão grande que nós pais nunca vamos perceber, ser mãe não é nada fácil e para quem acha que ser pai é igual a ser mãe é absolutamente mentira pois nós não aguentamos nem metade do que uma mãe aguenta.. são uma força que nunca vi!

E por tudo isto mudei e ajudo muito mais do que ajudava.. por respeito e não por obrigação.

Ser pai só para dizer aos amigos não serve de muito... prefiro ser aquele pai que pode ficar com eles o fim de semana sozinho e saber o que fazer, do que aqueles pais que ficam uma hora com eles e já estão a chamar a mulher porque não sabem mudar a fralda ou o que dar de comida.

Podia aproveitar este tempo de antena para falar sobre como a A deixou o cérebro no bloco de partos ou como deixou de ter memória ou que se irrita muito mais facilmente mas não o vou fazer porque sou um marido querido.

Mas embora não seja fácil, não há compensação melhor do que chegar a casa e ter o T a correr na minha direção para me dar um abraço a gritar "olá" e ver o sorriso estampado na cara do F só porque me viu. Tudo isto é um sentimento indescritível. E nesse momento esqueço tudo.

Quando vamos estar um dia sem eles (porque vão passear com os avós) ficamos "aliviados" porque sabemos que vamos ter algum tempo para descansar mas depois ao mesmo tempo ficamos logo com uma sensação de vazio, parece que deixou de fazer sentido estar sem aquele barulho de fundo.

Por fim, quero falar um pouco do T. E aqui são poucas as palavras que encontro para falar dele, não consigo explicar o sentimento que tenho por ele, muitas vezes a A até se chateia porque acha que eu gosto mais do T do que do F, o que é absolutamente mentira mas o Tomas é especial, é o T! Ele é a minha cara "chapada" e não o mudava por nada deste mundo, para mim ele é perfeito exatamente como é. Sou um sortudo em o tê-lo como filho. E até já disse ao meu amigo M "já aprendi muito mais com o T do que ele comigo" e sei que vou continuar a aprender porque um coração como o dele é único.

Como costumo dizer é o "meu puto" e nada nem ninguém o vai magoar, para isso vão ter que passar por cima de mim.

BPV






Acompanhem-nos também pelo Instagram: @tomas_my_special_baby