Páginas

Viagem a Madrid - Parte I





Finalmente em casa!

Não que tivesse sido uma viagem sem piada e pouco produtiva, pelo contrário, mas as saudades de casa eram mais que muitas.

Houve alturas que cheguei a ansiar esta viagem pelo facto de estar um pouco sozinha, sem o peso da responsabilidade de ser mãe, de estar em silêncio e de poder dormir de uma forma tranquila.

Mas à medida que a viagem se foi aproximando fui vacilando. Afinal acho que queria mesmo era levá-los comigo, andar atrás deles, andar carregada de lanches e fraldas. No dia que me despedi, o coração congelou. Mas já estava, não havia como voltar atrás e sabia de antemão que esta viagem era por uma boa causa, encontrar mais respostas para o  bom desenvolvimento do T.

Como companhia tive a terapeuta do T, que me acompanha neste sonho e que luta comigo para o bem estar do T. Obrigada AF por caminhar comigo de mãos dadas nesta aventura.

Tirando as 1000 saudades que tive, foi uma viagem muito divertida, onde nos rimos bastante, partilhamos histórias de vida e até sonhos. Para mim é muito importante estar com a AF noutro registo pois é uma pessoa em que deposito a maior confiança e o meu maior bem.
É inevitável não criar laços de amizade muito fortes. Para mim é como uma irmã não de sangue mas de coração.

Aproveitámos 6ªfeira para passearmos por Madrid até ao anoitecer. Entrámos no avião a dizer que seria uma aventura pois ambas nunca tinham viajado por "si", não dominávamos a língua e muito menos mapas... Mas não correu assim tão mal, tirando o facto de assim que chegámos pagarmos logo 48€ de táxi só para nos levar ao Hotel (e não era assim tão longe). No imediato pensei no conselho que o B me deu.. "andem de Uber". Mas serviu de exemplo, pagámos e dissemos uma para a outra, esta já conta como viagem de volta. E assim fomos de metro para o aeroporto.

Eu que odeio metro, não percebo nada. E a AF também me acompanhava nesta  "sabedoria" pegamos no mapa e lá fomos à descoberta conhecer Madrid e foi sem dúvida uma aventura muito gira.

Hoje só tenho tempo de partilhar convosco algumas fotografias que tirei, o restante do meu tempo hoje será partilhado com os meus Baby Boy's pois já não aguento tantas saudades.







Um dia especial



Foi sem dúvida um dia especial!

Um dia em que o Baby FM ficou colado a mim todo o dia. E por incrível que pareça o Baby estava diferente dos outros dias, estava muito carente, só queria colo e mimo.

E o mais engraçado é que passou a 00h na mama.

Decidi dedicar o meu dia aos meus filhos. De manhã comecei por preparar o jantar para a família. E para marcar o dia optei por ir comprar uns balões à Party&Bite.



Criança que é criança adora balões e os meus filhos não são exceção.. passaram toda a tarde e noite agarrados a eles.

Quando os fui buscar, tive mesmo de parar o carro a meio do caminho pois só ouvia os dentinhos do Baby FM nos balões, e naquele preciso momento temi que não chegassem a casa. Ahah

Embora a temperatura estivesse mais baixa que os dias anteriores decidi fazer um passeio diferente com eles e fomos à Quinta Pedagógica, estavam radiantes. O T não parou um segundo, e até começou a imitar o porco assim que o viu (que amor). Para o Baby FM, ainda é tudo novidade, e esteve sempre muito atento a todos os animais e nenhum lhe escapou do seu ângulo de visão.

Claro está que teve o tempo todo no colo. Foi sem dúvida uma experiência muito boa, um local fantástico, gratuito, super bem cuidado e muito giro. Quem nos segue pelo Instagram, pode comprovar nos stories tudo o que estou a dizer.



Look T | Be Chic







1 ano




1 ano teu, 1 ano nosso...

Tanta coisa há para dizer sobre este ano. Um ano maravilhoso, cheio de desafios.

Um ano em que me mostraste o lado mais simples e descomplicado da maternidade.

Mostraste-me o quanto o amor de uma mãe não tem fim. Tinha tanto medo de não gostar de ti da mesma forma mas assim que te vi, percebi que eras igualmente como o teu irmão, a pessoa mais importante para mim.

Chegaste ao mundo de um forma forçada pois não querias largar o conforto e a segurança que sentias na minha barriga e mostraste-me o quanto precisavas do meu colo e sem hesitar dei-te até não ter forças.

Ficámos horas e horas só nós, abraçados, e na primeira noite já dormiste lado a lado comigo, quem diria que se seguiriam mais 364 dias iguais?

Desde cedo que começaste a sugar-me todo o leitinho que precisavas para te alimentar, ainda hoje trepas para o meu peito de uma forma mágica.

Não foste e não és aquele bebé fácil. Exiges todos os dias de mim, todos os dias me pedes aquela segurança que encontraste na minha barriga.

És aquele filho que embora desgaste todas as minhas forças, vives para mim, para o meu colo, para a minha mama. Por ti éramos só nós e eu fico feliz por isso.

Não quero acreditar que já tenha passado um ano e se estou feliz por estar ao teu lado no teu primeiro aniversário, também estou nostálgica pois aos poucos e poucos deixas de ser o meu bebé para começares a ser uma criança do mundo.

Não vou mentir, que me custa ver-te crescer porque custa... gosto de te sentir todos os dias, gosto da paixão que sentes por mim, gosto das tuas mordidelas e até das noites mal dormidas. Todos os dias tento aproveitar-te ao máximo e lambusar-te de beijinhos mas sei de antemão que qualquer dia vou acordar e já não vais querer mais o meu colo.

Embora não sejas aquele bebé de sonho, és o bebé que sempre sonhei. Por ti vou até à lua só para te ver sorrir.

A ti filho, obrigada por este ano fantástico e por me mostrares o caminho da felicidade.

Fofo | Be Chic
Autocolante | Bebés&Mimos







Memórias do parto

É inevitável o meu coração hoje não ter batido de uma forma diferente...

Há precisamente um ano estava a horas de conhecer o Baby FM.

Lembro-me que foi um dia que custou a passar e que estava constantemente a pensar no momento que entrava em trabalho de parto. Calcei uns ténis vesti umas calças confortáveis, uma t-shirt do B e lá fui caminhar, subi escadas até mais não, cheguei a perder a conta das vezes que subi e desci tantas escadas, mas mesmo assim continuava sem sinal do baby querer nascer.

Confesso que a ideia do meu parto ser induzido não me deixou muito animada, sou de opinião que devemos deixar a natureza tratar do assunto mas em contrapartida e por confiar tanto no meu obstetra deixei-me levar pelo seu conselho. Talvez se fosse hoje pedia-lhe para esperar mais um pouco pois todo o processo de indução do parto é algo anti-natura que não me deixou boas recordações.

Não que tenha sido mais doloroso que o do T mas todas as dores e contrações deixam de ser naturais e passam a ser impostas por nós.

Para mim o pior momento, foi aquele em que me arrebentaram as águas, não que fosse uma dor física mas sim uma grande dor no coração. Foi inevitável não pensar no meu filho, estava a força-lo a algo que ele ainda não estava preparado e a tirar-lhe todo o líquido que o protegia.

Depois a sucessão de toques a que fui sujeita para ver a dilatação deixaram-me exausta. Cada vez que a enfermeira ou o meu obstetra entravam na sala, congelava tal eram as dores.

Foram momentos de tensão. De ver as horas a passar e nada evoluir, até que o CTG acusa dificuldades no batimento cardíaco e fui levada de urgência. Podem ver tudo aqui.

Contudo não foi um parto traumatizante apenas não foi tão natural como o desejado.

De tudo o que menos gostei foi saber que o meu filho iria nascer naquele dia, embora seja uma pessoa muito pragmática, há coisas que não devem ser programadas e o nascimento de um filho é um deles, o saber o dia dá-nos margem para pensar em todas as coisas menos boas que podem acontecer no parto e isso deixa-nos ansiosas e muito nervosas.

Se do T eu estava super tranquila, do Baby FM só descansei quando o vi e abracei.

Hoje deito-me com a memória de ter  no hall a mala da maternidade pronta para quando me levantasse.

Tenho saudades de o ter na minha barriga, daqueles pontapés, das nossas conversas, de sermos só nós.

Amanhã quando acordar, não tenho nenhuma mala da maternidade à minha espera mas sim o meu baby ao meu lado com um sorriso que me derrete.

Agora vou aproveitar os últimos minutos dos seus 11 meses.

Boa noite







Dia de praia

Não me lembro de um Abril tão bom. Por norma é sempre um mês incerto, ora com bom tempo, ora com frio, ora com as "águas mil".

Tenho aproveitado bastante estes dias bons, prevalecendo a natureza e algumas idas à praia.

Mochila | Xiribita - Velas de aniversário e batizado personalizadas 


O Baby FM ainda está muito a medo... estranha a areia e a água fria ainda não o convence a grandes banhos.

Body | Maria JOAH
Chapéu | Be Chic



Em contrapartida o T desde o momento em que se fala em praia delira, aqueles olhinhos achinesados brilham tanto que só por isso vale toda a logística, nem que seja para ficar lá apenas 2 horinhas.

Calções de banho T | Be Chic
O Sol têm estado forte e por isso o protetor da Mustela acompanha-nos sempre.



Confesso que não me cansava desta vida. Vê-los feliz, faz de mim a pessoa mais feliz do mundo.

É certo que ainda falta algum tempo para as nossas férias, mas até lá vamos tentando aproveitar todos os momentos e este feriado não foi excepção.

Abril têm destas coisas, feriados, para aproveitarmos o que na realidade importa na vida, a família.

Sexta vou a Madrid como vos tinha dito (aqui) e vou ter tantas saudades destes dois baby's queridos que os tenho aproveitado ao máximo.


Look T | Zara  (antigo)












Recuperação pós parto


Muitas de vocês têm-me perguntado sobre os tratamentos que eu fiz e se eles foram preciosos para a minha recuperação, conto tudo no Vlog de hoje :)




Parabéns Papá




Hoje o dia foi do Pai!!




Foi um dia muito feliz e especial por termos festejado os 33 anos do pai cá da casa, desta vez com mais um filho ao colo.

Afinal fazer anos é sempre sinónimo de festa, não é verdade?1?

O B estava todo feliz não só por ter sido mimado o dia todo mas porque o seu Benfica tinha-se portado bem, não que tivéssemos ganho mas o empate serviu para mantermos a liderança. Ehehe

T-shirt's Baby Boy's | LOjinha DOce


Esteve um dia fantástico, cheio de sol e de muito calor. O T sempre imparável... não sei onde vai buscar tantas energias. Sempre que estamos na Aroeira tenho de o fazer parar um pouco tal é a excitação pela natureza e liberdade.


Look T | Be Chic 




O Baby FM, tão pequenino, e já começa a seguir as pegadas do mano e tenta resistir ao máximo.


Em busca da escola perfeita II

As inscrições das escolas já abriram e como tal retomei as visitas.

Pensei que depois do choque inicial fosse mais fácil mas confesso que me enganei.

Continuo a ter o meu coração apertadinho só de pensar no primeiro dia em que levarei o T com a minha mão ao colégio.

Não sei como vai ser a sua reação e acredito que até se despeça de mim com um sorriso, agora eu prevejo um cenário de choro compulsivo. Mas não quero muito falar sobre isso, pode ser?!? Ainda não estou muito preparada...

Embora tenha vindo de coração apertadinho, vim muito feliz porque conheci uma escola que adorei, não pelas instalações (embora também fossem boas) mas sim pela quantidade de pessoas bonitas que vi. Foi incrível como todas as educadoras, auxiliares e diretora tinham um brilho no olhar, mas quando digo todas é TODAS. Uma luz que irradiou os meus olhos de tal forma que cheguei a casa eufórica.

Senti a alma com que se dedicavam às crianças e o quanto trabalham diariamente para darem o seu melhor.

Outra coisa que me cativou foi saber que respeitam o ritmo de cada criança, que arranjam estratégias para chegar a cada uma, que estão em constante formação e que está sempre presente uma psicóloga para ajudar em alguma situação mais delicadas.

E sobre a Trissomia 21 não houve qualquer entrave, o que também me tranquilizou e muito pois preciso que a escola que o irá acolher o trate como o Tomás e não como Tomás Trissomia 21.

Cheguei já perto da hora do almoço e foi muito giro observar crianças tão pequeninas e comerem como "gente grande" de uma forma descontraída e muito felizes que é o mais importante.

Quando saí daquelas portas, embora com o coração apertadinho, saí feliz e hipnotizada com todo aquele brilho nos olhares.

E o mais engraçado é que não conhecia esta IPSS, fui por um mero acaso. Para quem está como eu em busca da escola perfeita deixo o nome - Ester Janz -para que também possam conhecer e sentir o mesmo que eu.


Jardineiras | Maria JOAH






Festa dos Bebés

Não é segredo que sou fã dos produtos da Mustela.

Adoro aquele cheirinho inquestionável de bebé e os produtos para mim são fantásticos pois estão em constantes testes científicos. Sempre que os uso sinto-me segura com a sua qualidade.

Outra vantagem na Mustela é adaptação de produtos consoante o tipo de pele, em tempos o Baby FM estava com uma mancha muito seca na cara e fui aconselhada pela pediatra a meter um creme para peles Atópicas e resultou de imediato. Fiquei mesmo de "boca aberta" com o seu efeito imediato.

Esta semana foi lançada a festa do bebé da Mustela e na compra de dois produtos, é oferecida uma lancheira isotérmica (com muito espaço) cheia de pinta para levarmos os laches para a praia.
Podem ver tudo aqui.

Assim juntei o útil ao agradável, e comprei dois produtos que já estava a precisar e ganhei uma lancheira que já andava na minha cabeça para comprar.

E a um preço super acessível:

Lancheira pele Atópica = 29,59€
Lancheira pele normal = 21,61€
Lancheira pele seca = 23,86€

Aproveitem, vale a pena :)





O B...A...BÁ do bebé

Hoje recorri uma vez mais à sessão do B...A...BÁ do bebé, feito por uma enfermeira ao domicílio. Podem ver tudo aqui.

Começamos por um momento mais dedicado a mim pois no olhar da Enfermeira é importante também olhar para a mãe. Confesso que no início não estava à espera mas depois do exercício achei super útil. Basicamente foram umas perguntas para fazer pensar no meu "eu", na minha vida de casal e na relação que tenho com os meus filhos. São perguntas que me fizeram parar e refletir sobre mim.

Depois seguimos para uma sessão de massagem aos baby's. Estavam super excitados e a massagem pouco os acalmou. As massagens aos bebés são tudo menos calmantes pelo menos para os meus filhos. (Podem ver o vídeo em no fim).



Por fim e o mais importante foi a abordagem aos temas onde estava a sentir mais "dificuldade", ou seja no sono e nas assaduras do Baby FM.
Para melhorar o sono do Baby FM aconselhou-me a criar uma rotina, criar o momento de dormir sempre à mesma hora e num ambiente calmo. Muitas vezes com o stress do dia a dia cometo o erro de querer adormecê-lo na sala e não é a melhor forma de o fazer pois existem muitos estímulos que vão influenciar o seu sono. Confesso que nunca tinha pensado nessa possibilidade.

Quanto à pele do baby por ser uma pele mais sensível aconselhou-me a mudar a fralda com uma maior frequência e embeber as compressas em água morna e limpar, secar, meter o creme barreira e voilá. Uma alternativa a água pode ser o linimento, eu utilizo o da Mustela e adoro.
Outra aspeto importante é que não devemos usar o creme barreira em todas as mudas de fralda, mas sim alternadamente.
E uma coisa que fiquei a saber, embora não usasse é que o pó de talco deve ser evitado pelo risco de toxicidade.

Houve coisas que já sabia, outras nem tanto mas é sempre bom ouvir de quem sabe todas estas dicas e sugestões.

Aconselho a 100% no primeiro ano de vida dos nossos filhos fazermos o B...A...Bá . Uma coisa é certa ficámos mães mais confiantes.

Entretanto no meio das nossas conversas desafiei a Enfermeira  para escrever uma rubrica todos os meses com assuntos do vosso interesse. Por isso em breve vamos ter uma rubrica mensal com assuntos relacionados com os cuidados de saúde para os nossos filhos. Espero que gostem da ideia. E para chegarmos ao encontro das vossas necessidades gostava que me deixassem os temas que gostassem de ver abordados.

E para quem quiser ter estas sessão em casa, deixo aqui os contatos:

Ângela Baptista 

















Os preparativos



A 9 dias do primeiro aniversário do Baby FM e nem quero acreditar.

Como é possível ter passado tão rápido este ano?!? Ainda me lembro como se fosse ontem dos meus últimos dias de gravidez e agora já ando em preparativos para o seu primeiro aniversário.

Olho para o Baby FM e vejo como está crescido, como já começa a mostrar a sua personalidade vincada e como é um bebé feliz.

Têm um ar de "Nenuco", que dá vontade de passar os dias a contemplar.

Como dia 27, vai ser durante a semana, optei por não fazer a festa no próprio dia mas sim no feriado 1 de Maio. Vou apenas marcar o dia com um jantar íntimo para a família, e como adoro os bolos da Susana Pinto, já lhe pedi um bolo especial para celebrar o dia.

Supostamente a festa seria a 29 de Abril mas nesse fim-de-semana estarei ausente de Portugal a fazer uma formação com a terapeuta do T.

Confesso que foi muito difícil desistir da data inicial pensada pois não queria festejar o primeiro aniversário muito longe da data do seu nascimento. Mas infelizmente tive que fazer opções. Esta formação que vou fazer é muito importante para o T e não podia recusar. De todas as datas equacionadas dia 1 era a mais viável a todos os níveis.

Contudo vai ser no dia seguinte ao meu regresso por isso tenho de deixar tudo encaminhado até dia 28.  Sei de antemão que senão tivesse pessoas da minha total confiança a tratar da festa jamais conseguia arriscar no dia 1 de Maio.

Mais uma vez vou recorrer à Patrícia da Menta Dourada a quem confio a 200%. Sei que vai preparar todos os detalhes com extremo bom gosto e vai assegurar tudo para que tenha uma festa lindíssima. Obrigada Patrícia por teres aceite este desafio de preparares tudo na minha ausência.

O Local escolhido vai ser o Hotel Real Palácio. Desde o dia que fiz o Babyshower (podem ver tudo aqui) que adorei o local e o serviço e lembro-me de ter logo comentado com a Patrícia que o sítio era perfeito para comemorar o seu primeiro aniversário, não só pela beleza da sala mas por tudo o que aquele espaço simboliza para mim.

Entretanto também já falei com a FUNtoche e já tenho a animação para as crianças garantida. Suspeito que as personagens vão fazer furor entre a criançada.

Ansiosa que chegue o dia 27 e dia 1. Dois dias que serão dedicados inteiramente à minha lapa mais querida.

Entretanto os convites já seguiram e mais uma vez recorri à "mão" brilhante da Maria Tita.





A nossa Páscoa


O dia começou cedo na cozinha a preparar um folar e um cabrito delicioso para a família.

Entre tachos, doces, chocolates e dois reguilas foi uma aventura. Uma casa com crianças é sempre uma alegria mas também uma verdadeira confusão.

Valeu-me a minha mãe que juntas formamos uma equipa super poderosa e conseguimos ter tudo a horas para desfrutar de um almoço maravilhoso no jardim com os cânticos dos passarinhos como pano de fundo. E os baby boy's até ajudaram pois dormiram como uns anjinhos enquanto almoçávamos. (Yeahhh!!)

Realmente as nossas mães são sempre as melhores e eu sem dúvida que tenho a melhor. Foi também graças à minha mãe que consegui descansar estes dias enquanto ela fazia umas noitadas com o Baby FM.

São estes alicerces que tenho que me fazem ser feliz e gostar tanto de estar em família.

Os Baby Boy's uma vez mais estavam radiantes e felizes em ter todos os miminhos dos avós.

Não houve (ainda) a caça aos ovos porque a T21 têm destas coisas e embora o T faça tudo o que as outras crianças faz, sei que ainda não estava preparado para procurar os ovinhos. Mas tenho a certeza que para o ano teremos uma grande caça aos ovos e já com o Baby FM a acompanhar. E nesse dia temo que o T vai apanhar todos os ovos e o Baby FM vai-se lambuzar a tarde toda no meio de tanto chocolate.

Uma coisa é certa com ou sem caça aos ovos, o que interessa é que fomos felizes!!



Por ser a Páscoa escolhi um matchy matchy cheio de pinta da Be Chic com cores leves e com um tecido leve para estes dias de calor. Estavam uns amores!