Páginas

Do campo para a barriguinha do nosso bebé




Esta semana partilhei convosco que tinha ido a uma conferência da Nestlé. E em continuação dessa mesma conferência foi-me feito o convite para ir conhecer de perto todo o processo da papa Cerelac.

Confesso que até há data nunca tinha dado papas Cerelac, nem mesmo as integrais aos meus filhos. Optava sempre pela da Holle, mesmo sabendo que os babys não morriam de amor por elas. Mas a papa Cerelac não me convencia de todo...

Mas acredito que para termos uma opinião mais consciente sobre as coisas devemos estudar sobre o assunto ou até mesmo ver com os nossos próprios olhos e foi isso que fiz. Aceitei de imediato o convite e lá fui até a Herdade do Monte dos Pobros em Vila Viçosa. ver como tudo funciona.

No imediato fiquei logo deslubrada pela imensidade de searas que se faziam perder de vista, o trigo brilhava de tal forma que chegava a encadiar os olhos.


Conheci o produtor, que me transmitiu imensa segurança e que adiantou que por se tratar de um trigo para bebé é tratado de uma forma muito rigorosa e com um grande controlo.

A Nestlé preocupa-se muito com a escolha dos seus produtores e com a escolha das suas sementes. Isto porque a indústria alimentar é altamente legislada.

Inclusive falou-se que existe um perímetro de segurança à volta das searas para que não haja vestígios de pesticidas e afins.

Outra coisa que também me fascinou foi saber que tanto o produtor como a Nestlé se preocupam com as colheitas sustentáveis e tudo fazem para proteger o meio ambiente.

Depois de colhido o Trigo, passa-se para a moagem e aí começa um processo longo que vai originar a papa para o nosso bebé.

1. Matérias Primas (trigo moído, água e leite)
2. CHE - Cereais hidrolizados enzimaticamente (Hidrolisam a farinha para evitar os grumos na papa, serve também para  facilitar a digestão e libertar os sabores para que adoce a papa).
3. Misturas húmidas
4. Secadores (secam o produto)
5. Moinhos calibradores (tranformam a mistura em pó. É aqui que adicionam as frutas o complexo vitamínico, cálcio e ferro)
6. Enchimento (A embalagem também é sujeita a um grande rigor pois será a embalagem que vai proteger todo o produto).





É um processo relativamente simples mas que é revisto vezes sem conta, para que nada falhe, em média todas as papas passam por 100 controlos e só depois é que são destribuídos para as lojas. Uma coisa que aprendi é que a indústria alimentar infantil tem altos padrões de segurança e é altamente legislado.

Desenvolvimento Sensorial dos Bebés


"É mais fácil construir crianças fortes do que reparar adultos desfeitos"
Frederick Douglass

No outro dia tive oportunidade de estar presente na primeira conferência ForBabies by Mustela, dada pela fantástica Psicóloga de bebés, miúdos e garúdos a Professora Clementina Pires de Almeida.

Aproveito para vos dar a conhecer o Blog My Lab ForBabies da Professoara Clementina que está cheio de dicas super úteis, espereitem porque vão gostar.

A conferência foi sobre o desenvolvemento sensorial do bebé. Houve coisas que para mim não foram novidades pois a vida obrigou-me a estar muito a atenta a todos os assuntos relacionados com o desenvolmento do ser humano.

Os primeiros anos de vida são o maior alicerce para todo o seu desenvolvimento e aprendizagens posteriores.

É importante perceber que cada experiência que proporcionamos aos nossos filhos conta pois os bebés estão sempre a aprender tudo o tempo todo. São as expriências que moldam o cérebro do bebé.

Para além de todas as experiências que podemos proporcionar aos nossos filhos, o mais importante é o amor e os afetos que lhes damos pois os bebés aprendem através do nosso toque, do colo e do nosso olhar.

Por isso contra muita coisa que se lê e que se diz por aí nunca devemos deixar o nosso filho chorar pois se chora é porque é a única forma de se expressar e porque precisa de nós. Quando ignoramos o seu choro estamos a causar danos incalculáveis pois um bebé que chora de forma contínua está a destruir muitos dos seus neurónios.

É muito importante o afeto responsivo, ou seja, que atendamos sempre de imediato às suas necessidades. Se choram é porque precisam de nós.

Sou incapaz de deixar os meus filhos chorarem, quando choram largo tudo e corro para junto deles pois sei de antemão que o que precisam é de mim, do meu toque, do meu carinho.

Não existem especialistas melhor que a mãe e o pai. Somos nós que conhecemos o nosso filho e somos nós que temos a responsabilidade de lhes proporcionar todo o amor que temos.



O que acontece nestes preciosos anos é a chave para ser capaz de se relacionar com confiança e eficazmente com os outros, para a sua saúde mental, emocional e física e também à posterior para o sucesso académico.

Passatempo Imaginarium




Já temos vencedora!!

Teresa Rómulo Ávila






PARABÉNS Teresa, acredito que o seu filho vai adorar o triciclo evolutivo da Imaginarium.



Obrigada a todos que participaram e que me mostraram momentos de pura felicidade :) Adorei!!




Novo Baby chega em 2020





Desde que deixei de tomar a pílula para engravidar, pela primeira vez, que jurei que nunca mais a iria usar e assim foi.

Isto tudo porque quando deixei de tomar fiquei sem menstruação, efeitos de tomar aquele comprimido tão pequenino por muitos e muitos anos.

Tive praticamente 4 meses sem menstruação, não que fosse mau de todo, mas para quem queria engravidar não era o melhor do mundo. Sem ele não conseguia controlar os ciclos e consequentemente vivia na ingorância do meu período fértil.

Fui talvez a 5 médicos para saber a opinião e todos eles me disseram que estava tudo bem, que por vezes era normal isto acontecer.

Mas aquelas palavras não me acalmavam, começava a achar que tinha alguma coisa, num dos exames que fiz, li que tinha ovários policísticos e antes de esperar pela opinião médica, vai de ir para a Internet, e o que é que encontrei?? Coisas relacionadas com a infertilidade...

Naquele dia engoli em seco e fiquei todo o tempo a pensar sobre o assunto até que falei com uma amiga minha médica que acabou por me tranquilizar e disse-me que é muito comum nas mulheres, hoje em dia, ficarem descontroladas e ficarem sem menstruação pois habituamos o nosso corpo a uma coisa e depois não podemos exigir que de um dia para o outro ele corresponda a 100%, aconselhou-me a namorar muito e a esperar pela cegonha :)

Até que quando menos esperava, fiz um teste e lá estavam dois tracinhos e o T começava a dar ares da sua graça.

Batizado Francisco Maria


1 de Outubro foi um dia duplamente feliz pois eu eo B fizemos 5 anos de casados e batizados o Baby FM.

Foi um dia cheio de Sol, onde partilhamos momentos de pura felixidade com os nossos familaires e amigos.

Podem ver tudo sobre este dia aqui.

Obrigada Centrimagem pelo vosso excelente trabalho e por estarem presentes uma vez mais num dia tão especial para a nossa família.



Os primeiros 1000 dias do nosso bebé

Em tempos tive oportunidade de assistir a uma conferência da Nestlé sobre a importância dos primeiros 1000 dias do bebé.

Ao contrário do que pensava, os primeiros 270 dias são contabilizados na gravidez, seguindo-se os 365 dias do primeiro ano de vida e por fim os 365 dias do segundo ano de vida. Tudo somado dá os 1000 dias.

É importante perceber que os primeiros 1000 dias tem uma influência muito grande na saúde futura do nosso filho.

Além de ter vindo com um conhecimento ainda maior sobre a alimentação que devo dar aos meus filhos vim de lá feliz pois percebi que embora a Nestlé seja uma empresa que produz leite adaptado é a favor da amamentação, aliás grande parte da conferência foi a falar da suas vantagens.

Para mim é de louvar essa atitude visto que a marca tem uma quota parte do seu negócio em leites adaptados. Só por isso a maneira que olhava para a marca mudou por completo.

Não que não gostasse da marca mas por tudo o que já tinha ouvido falar sobre os açucares inerentes aos seus produtos. Mas isso falarei noutro post.

Inclusive referiram o quanto é importante dar mama em exclusivo até aos 6 meses e que devemos sempre escolher o leite materno como primeira opção.

Isto porque não existe no mercado nenhum leite comparável com o da mãe. Contudo todo o leite adaptado que a Nestlé oferece é sujeito a estudos constantes para que se consiga igualar ao LM.
O Leite materno têm uma quantidade pequena de proteína e uma qualidade fantástica de aminoácidos que até a data por mais estudos que haja não se consegue imitar.

Não sou fundamentalista da amamentação, mas tenho consciência dos seus benefícios, por isso sempre incentivei os meus filhos à mama, não dando chuchas nos primeiros dias de vida e nunca usando tetinas que não se aproximassem do mamilo. Nem sempre o percurso foi fácil mas sempre que as dificuldades surgiam consultava uma CAM e aos poucos e poucos as coisas foram correndo bem.

Mas cada filho é um filho e se do T só consegui dar mama até aos 5 meses já do Baby FM ainda mama com 13 meses .

Fotografia | Sugar & Soul




O LM é o único alimento dinâmico, que se vai adaptando às necessidades do bebé pois vai variando com a lactação, ao longo do dia, entre mamadas e de mãe para mãe.


O Programa de exercícios do T


No último Vlog falei sobre o método Glenn Doman, hoje partilho convosco um pouco dos exercícios que o T faz diariamente.

Cada programa é adaptado a cada criança. É um método muito intenso e que requer muita disponibilidade da nossa parte para que consigamos cumprir o programa diariamente.

Muito dos exercícios são repetidos 5, 6 ou até mesmo 10 vezes por dia. 

Espero que gostem e que responda a muitas das vossas dúvidas.

Dois dias em cheio!

Este fim-de-semana parece que foi escolhido a dedo pois foi cheio de festas, de bolos e de parabéns!!

Os baby boys estiveram imparáveis, sempre felizes, a correrem de um lado para o outro, a explorarem tudo à sua volta. Estivessem onde estivesssem sentia-se que eram irmãos pois onde estava um estava o outro, sempre muito cúmplices. 

Look T
Jardineiras | Oshkosh
Camisa | Be Chic
Look Baby FM
Jardineiras | Oshkosh
Body | Laranjinha
Sandálias | Pés de Cereja 


Foram dois dias em que me dediquei a eles a 100% e foi tão bom! Foram raros os momentos que usei o relógio e foi o melhor que fiz pois a agenda era bastante ambiciosa e assim permitiu que gozasse em pleno os momentos sem grandes ansiedades.

O mais incrível foi que os nossos atrasos não foram muito sentidos, pois a margem foi pouca :) 

Parece que finalmente estamos a conseguir organizar bem toda a logística.

Amamentação

Estava perante uma mulher, com parto ocorrido há 48horas. A minha colega tirou o bebé do berço, entregou-o no colo da mãe e disse: “Vamos coloca-lo à mama?” Ao que a mãe responde: “Não…não quero amamentar!”

Ficou um ambiente algo comprometedor no ar. No entanto…esta mulher após ter sido devidamente esclarecida sobre as vantagens da amamentação foi respeitada e apoiada na sua decisão. A amamentação dever ser acima de tudo um prazer!


Parece por vezes existir uma pressão social para a perfeição da mulher, das suas escolhas, das suas capacidades. Este exemplo real que acima vos apresento, permite somente transmitir que, ainda que a amamentação seja um benefício inquestionável, existe um outro lado, o de uma mulher, que como tal tem direito às suas escolhas, a ter dúvidas…inseguranças, tem direito a errar e acima de tudo a ser apoiada!

Com este artigo quero vos transmitir as maravilhas da amamentação, mas antes de tudo dizer-vos que pode não ser perfeito, e aliás não têm que exigir isso de vocês.

Quero ainda realçar outro “aspecto” importante, o papel do pai. Parece que o homem é um pouco afastado desta temática. No entanto, é importante existir um pai motivado, positivo, envolvido, que apoie a mulher neste processo. Inclusivamente, pode ser imprescindível quando surgem problemas, auxiliando diretamente nos cuidados mamários.

A amamentação é um processo ímpar, íntimo e especial que em si só confere vantagens como: fortalecimento da vinculação, estímulo visual e contacto físico. Resulta de um processo complexo e inato do organismo da mulher. Ao longo da gravidez o sistema endócrino tem vindo a “trabalhar” na produção hormonal. Quando o bebé nasce, e há estímulo mamário existem duas hormonas mandatárias envolvidas neste processo: a prolactina, grande responsável no estímulo produtivo de leite, e a ocitocina, responsável pela contração muscular do tecido mamário permitindo a chegada do leite ao bebé. Atenção! A ocitocina é influenciada pela ansiedade e stress: mães preocupadas, representa menor produção de ocitocina e consequentemente menor produção de leite. Daí a importância deste ser um processo prazeroso.

Para a mulher, representa vantagens como: redução do risco de vários tipos de cancro e osteoporose, ajuda a readquirir a forma física, proporcionando uma perda geral do peso e contribui para que o útero volte às suas dimensões anteriores (involução uterina).

Para o bebé, o leite materno é quase como que um “liquido prodígio” cheio de potencialidades: Reúne os nutrientes essenciais ao crescimento da criança, facilita o processo de digestão, previne infecções (gastrintestinais, respiratórias e urinárias), protege contra alergias, contribui para reduzir doenças crónicas como a diabetes. Para além de tudo isto é económico, ecológico, seguro e está “sempre” disponível, à temperatura correcta.

Fotografia | Sugar & Soul


Dar o nosso melhor ao nosso piolho



O T ainda não foi para a escola, só começa em Setembro e aí começará uma nova fase em nossa casa, confesso que ainda não me habituei à ideia mas isso fica para outra "conversa".

Sei de antemão que a probabilidade de o T ficar mais adoentado é mais elevada e também sei que até pode vir algum dia a ter piolhinhos...

O Verão é a estação do ano que reúne as condições ideias para o desenvolvimento dos piolhos , isto porque gostam de meios húmidos e quentes. É muito difícil ver os piolhos a olho nú pois são bichos muito pequenos e com uma cor que se confunde muitas vezes com o cabelo, por isso a melhor zona a procurar será na nuca e atrás das orelhas.

Outra sugestão para detetarem os piolhos é colocar uma toalha branca sobre os ombros da criança e passar o pente metálico da NeoQuitoso em todo o cabelo, para que consigamos identificar algum piolho na toalha.



A pensar nestes bichos "horrendos" a Neo Quitoso Plus 100 é uma solução cutânea que atua no tratamento do cabelo infestado com piolhos e lêndeas. Uma das coisas boas é que este produto não contém conservantes, agentes corantes nem sabão, tem um pH neutro e é adequado a crianças pela sua composição suave.

Este produto está carregado de vantagens e embore ainda não precise já o tenho para uma eventualidade e assim aproveitei o pack promocional com oferta de toalhas e fitas descartaveis.

Este produto está carregado de vantagens:
  • Aplicação em cabelo seco
  • Fácil de aplicar
  • Aroma suave
  • Suave para o couro cabeludo
  • Eficaz em crinaçs e adultos
  • Atua em em 20 minutoos
  • Inlui pente metalico
  • Textrura suave e facilitadora na passagem do pente
  • Sem inseticida, não cria resistências







Acompanhem-nos também pelo Instagram 


Em modo relax


Já não é a primeira vez, mas sim a terceira que vou ao Spa for babies. Fica situado no Porto e é sempre visita obrigatória.

Infelizmente não existe nada parecido em Lisboa, o que é um pena. Já pedi à responsável pelo conceito, a Dra. C para que levasse este espaço fantástico até Lisboa. A ver vamos...

Sempre que vou lá adoro tudo, adoro o espaço zen, adoro o cheiro, adoro as massagens que proporcionam ao T, adoro vê-lo a brincar nas piscina, adoro tudo e tudo.

Depois as terapeutas que lá trabalham são de uma simpatia e profissionalismo que não deixam ningém indiferente.

O espaço Forbabies não tem só Spa, têm também um espaço de psicologia clínica e muitas atividades que ajudam a proporcionar um bom desenvolvimento ao nosso filho.

A Dra. C tem formação em psicologia clínica e é especializada em bebés. Tive oprtunidade de a conhecer e é uma pessoa a quem confio a 100% pois tem muitos conhecimentos em tudo o que se refere ao desenvolvimento de uma criança.





Lançou recentemento o livro "Socorro! O meu bebé não dorme", ainda não o consegui ler todo mas do que já li estou a gostar imenso e a ficar com imensas dicas para aplicar no Baby FM.

Uma visita ao peixinhos e tubarões



Já tinha ouvido falar do Sea Life Porto, mas como somos de Lisboa ficava um pouco fora de mão e até dispendioso ir só pelo aquário. Mas como sei de antemão que de 6 em 6 meses vamos ao Norte, já tinha em mente proporcionar-lhe uma experiência diferente. Podem ver aqui.

Confesso que não estava à espera de um aquário tão "rico, estava cheio de várias espécies, desde ouriços, a taburaões, ao peixe palhaço, ao polvo, vimos um pouco de tudo.



Aquelas cores dos aquários não deixam ninguém indiferente.

O Sea Life tem um túnel subaquático com cerca de 500 mil litros de água, em que ficamos mesmo de frente para os tubarões. Adorámos!!


Matych Matchy Colar | Welove âmbar 

O T estava fascinado, não parou um segundo, andava de aquário em aquário muito atento a tudo o que via.

O nosso país esta de luto

Já tive oportunidade de ver tudo o que se passou nestes últimos dias e é inevitável não sofrer com todas as pessoas que perderam os seus familiares e os seus bens.

Sinto-me triste e por mais que o sol esteja presente nestes dias, não brilha da mesma forma.

As redes sociais partilham momentos de dor e de angústia. Momentos esses que nos bloqueiam e que nos fazem repensar no que na realidade queremos para a nossa vida.

Passamos a vida a questionar a nossa vida, discutimos porque o nosso vizinho fez barulho pela manhã, porque está trânsito, porque está calor, porque está frio, porque os nossos filhos não dormem, porque fazem birras, porque não temos dinheiro para comprar um carro novo, porque não emagrecemos, simplesmente porque nunca estamos bem com o que temos.

Mas na realidade se pensarmos bem, queremos tudo isto e a dobrar só para termos a nossa família ao nosso lado.

Todas aquelas imagens que vi, mães a segurarem os filhos nos braços, carros queimados, aqueles corpos marcaram-me e não me deixam sorrir.

Só de pensar que podiam ser os meus filhos a estarem naquele fogo, o meu marido, os meus pais fico sem ar. É muito duro! E ninguém merecia passar por isso.

É impossível não sentirmos o nosso coração do tamanho de uma ervilha perante tamanha catástrofe.

Portugal uniu-se de uma forma exemplar e que mostrou a sua grandeza humana.

Eu mesma vou pegar em roupa que não faz falta à minha família e vou fazer questão de ajudar a minimizar os estragos de algumas famílias, sei que jamais conseguirei dar paz aquelas pessoas mas pelo menos ajudarei a terem uma vida mais reconfortante.

Podia estar aqui a mostrar os meus filhos felizes, a rir a brincar mas não sou capaz de o fazer porque como mãe sinto cada dor daquelas pessoas.

Vamos todos meter o nosso país a sorrir.

A todas as vítimas e familiares os meu sinceros sentimentos.



Fotografia | Sugar & Soul







Segunda consulta


Hoje o T ao acordar foi logo a correr para a porta e ali ficou a mexer na barriga, como se quisesse ir tomar banho e na realidade o que ele queria mesmo era ir para a piscina e confesso que nós também.

Mas hoje a consulta era de manhã, o que fez com que não tivéssemos tempo para grandes mergulhos.

Ontem já tínhamos tido um óptimo feedback por isso íamos para esta consulta de uma forma muito tranquila.

Chegámos e a primeira coisa que nos deram foi os parabéns pois o T tinha tido um crescimento de 113% na idade neurológica, basicamente significa que o T está muito perto da sua idade real.

E contra todas as nossas expetativas, recebemos um diploma de compreensão e na realidade ele percebe muito bem o que lhe dizem.



Saímos radiantes e com a certeza que de 6 em 6 meses subimos degraus de vitórias no desenvolvimento do T. A felicidade é tanta que não se consegue bem explicar...

A primeira consulta

Ontem foi dia de voltarmos ao Norte.

Assim que chegámos fomos presenteados por uma fralda do T a transbordar de cocó, perante aquele cenário foi inevitável não nos rirmos com a situação... O cenário era tão assustador que tivemos que o despir mesmo no meio da rua e dar-lhe um banho com uma garrafa de água, imagino a cara das pessoas que por ali passavam ao ver toda aquela situação. O T ria à gargalhada e acabou por nos contagiar a todos com esta peripécia. 

Valeu-nos ter a cadeira do baby FM mesmo ali ao lado pois a dele ficou inutilizada.

Assunto resolvido fomos almoçar a um restaurante que me tinham falado muito bem, o Abadia, comi uns filietes de polvo fantásticos. Recomendo!

E seguimos para ir ver os peixinhos ao Sea Life Porto. O T simplesmente adorou e nós também. Sem dúvida que valeu muito a pena esta paragem pelo Porto, o aquário foi feito a pensar nas crianças e isso sente-se em cada detalhe. Sem dúvida que é um ótimo programa familiar. Prometo que falarei melhor sobre o Sea Life durante a semana.



Sandálias T | Pés de Cereja 
Mum's Look | Xicalarica
Colar | welove âmbar


Pelas 18h estávamos a chegar a Vila Verde. Mais uma vez ficámos no turismo rural, quase que já somos da casa. Pelo menos de 6 em 6 meses somos! A Casa de Soutelo é um turismo rural com um espaço muito bom para as crianças, com uma piscina enorme e com um jardim a fugir de vista... O T adora andar por aqui e nós também. O local é muito sereno e obriga-nos mesmo a "parar" da vida acelarada que temos.


Calcões de banho | Maria JOAH
Colar | welove âmbar 

O calor ainda era tanto a essa hora que não hesitamos em ir dar um mergulho à piscina e por ali ficámos até ao anoitecer. O T estava tão feliz que contagiava qualquer pessoa
à sua volta. Só queria nadar e saltar, foi tão giro ouvi-lo a dizer 1, e como não sabe dizer 2, ficava ali a insistir no 1 até chegar ao 3, que é sinal de mergulho. 
O pior de tudo foi tirá-lo de lá... foi inevitável que não chorasse.


Fato de banho | Calzedonia 


Hoje acordámos bem cedo, tínhamos um dia ambicioso, queríamos aproveitar a piscina ao máximo mas às 14h tínhamos a nossa primeira consulta de avaliação. Mesmo ali a cortar o dia... mas tinha de ser, era por isso que cá estávamos.

Consulta de Avaliação

Junho é sempre um mês de grandes expectativas, é o mês que voltamos a Vila Verde para mais duas consultas de avaliação do método Glenn Doman.

As semanas que antecedem à nossa ida são sempre vividas de uma forma intensa e com uma maior ansiedade.

É tempo de reviver tudo o que foi feito ao longo dos últimos 6 meses e é inevitável não recordar cada dia, cada mês, cada suor, cada vitória, cada frustração.

É sempre uma viagem vivida com um grande entusiamo entre nós todos mas sempre com um nervosismo à mistura pois só acalmamos os nossos corações quando as terapeutas dizem que o T esta a desenvolver-se bem.

Desta vez não esperamos nenhum diploma pois não havia nenhuma meta a alcançar, mas vamos de coração aberto para recebermos muitos elogios :)

Caso não aconteça, não é isso que nos irá demover, pelo contrário, ainda nos dará mais força para continuar.

Olhando para trás é impossivel não reviver com nostalgia todas as etapas que já passámos. Ainda me lembro da primeira consulta com o T ainda na sua alcofa, e no domingo irá entar por aquelas salas a correr.

Independentemnete do que nos espera, estamos orgulhosos do seu percurso brilhante e por todos os dias mostrar ao mundo que T21 é ser normal.

Amanhã pelas 10h estaremos a caminho do Norte. Vou aproveitar a nossa ida para que o T vá ao Sea Life Porto e no nosso regresso passe também pelo SPA.

Vai ser sem dúvida um fim-de-semana cheio de emoções!

Estes dias vamos estar mais pelo Instagram por isso se ainda não nos segue não perca a oportunidade de nos acompahar de uma forma mais próxima pelo Stories.

Por fim, obrigada a todos vocês que nos acompanham diariamente e que vivem connosco todas as vitórias do T :)

Fotografia | Centrimagem 

Fomos ao Zoo

Hoje o dia esteve fantástico, um sol que convidava a um dia inteiro de praia, isto senão tivesse filhos (claro).

Assim sendo aproveitei a hora de maior calor para as sestas e assim que acordaram fomos ao Jardim Zoológico. Já andávamos para ir há algum tempo mas depois nunca se proporcionava.

E hoje era o dia perfeito para irmos. Foi um passeio diferente do habitual mas que valeu muito a pena.

Fomos a tempo do espetáculo dos golfinhos e por estranho que pareça o T teve imenso medo... esteve quase todo o tempo de costas, já o Baby FM delirou, esteve sempre a bater palmas e a rir às gargalhadas.


Depois dos golfinhos fomos ver os outros animais, estavam tão felizes os baby boys!


Um amor de 4 patas

Um dos meus presentes de casamento foi a Kiki.

Sempre adorámos animais, em especial cães e a Kiki foi sem dúvida um presente muito especial, iniciando assim connosco a nossa família.

Veio para nós era uma bebé de dois meses e com ela aprendemos a dividir tarefas e a partilhar responsabilidades.

Sempre foi muito mimada por nós.

Mas três anos depois engravidei e desde esse dia que me questionei como seria lidar com a chegada de um bebé e gerir todo o mimo da Kiki que até a data era "filha única".

Ao longo dos 9 meses muitos foram os momentos que dormiu junto à minha barriga e contra todas as minhas expectativas recebeu da melhor forma o T.

Mas confesso que foi muito difícil dividir a minha atenção entre a Kiki e o T, ainda hoje o é.

O T roubava-me todo o meu tempo, e muitas vezes dava por mim sem lhe ter dado um simples "olá" durante todo o dia.. Há medida que os meses iam passando começava a conseguir dar-lhe mais atenção mas nunca mais consegui dedicar-lhe o mesmo tempo.

Não que já não goste dela, mas porque os baby boys consomem-me toda a energia.

Muitas vezes dou comigo a olhar para ela e a pensar o que será que ela pensa e no que sente.



A Kiki embora nunca tenha feito mal ao T, sinto que ela é muito mais desligada dele do que do Baby FM, talvez porque o culpabilize pela atenção que perdeu dos donos.

Brincar no campo


Eram 9h e já estávamos prontos para sair de Lisboa.

Um pouco ensonada mas com uma enorme vontade de ver os meus avós que já não os via há imenso tempo.

Os meus avós pela sua idade já lhes é difícil vir a Lisboa . Gosto sempre de lá ir e ter contacto com uma vegetação quase em bruto, onde se respira ar puro e o barulho dos carros dá lugar ao canto dos passarinhos e o alcatrão à terra e às pedras de calçada.

Os baby boys adoraram andar por ali, de uma forma livre, a brincar. As roupas vieram um pouco sujas mas isso agora não é importante.

T Look | Alecrim 




Depois houve coisas que ficaram esquecidas, acho que nunca irei sair de casa com tudo, pois é sempre tanta coisa para levar que é inevitável umas coisas não ficarem esquecidas. Mas pronto nada que não se resolvesse. Uma das coisas que ficou em casa foi o biberon da água, que os obrigou a beberem pela garrafa e assim ninguém teve sede.