Páginas

Primavera

A Primavera começa aparecer de uma forma tímida e os nossos roupeiros mais parecem uma "salada russa".

A vontade de começar a usar tecidos leves começa a ser demasiada mas o frio e a chuva fazem-nos ainda lembrar o Inverno.

Uma coisa é certa independente deste tempo as roupas de malha grossa e cinzentas começam a não apetecer vestir.

Deixo-vos uma sugestão da Trendy Bazaar para estes dias que nem são de Verão nem de Inverno.

Bom feriado :)









Desde que fui mãe que nunca mais usei saltos e estes Ténis All Star são super leves e confortáveis.
Estes foram comprados em conjunto com os meus filhos na Pés de Cereja.



Uma festa cancelada!

Os dias bons teimam em não chegar.

Andamos numa incerteza louca entre o sol e a chuva, o calor e o frio...

Já nem tão pouco sabemos o que vestir...

A festinha do FM era para ter sido hoje mas as previsões ao longo da semana deixaram-me angustiada, no início desvalorizei mas à medida que os dias se aproximavam comecei a ficar ansiosa até que chegou 5ªfeira e as previsões em todos os sites de meteorologia davam chuva...

Convite desenhado pela talentosa Maria Tita 


Perante isto tinha 60 pessoas e 25 crianças para uma festa pensada ao ar livre... Demorei muito a perceber que não havia forma de continuar com a festa, comecei a ponderar tudo e o risco de manter a festa tomou dimensões muito grandes que não estava disposta a correr.

Assim friamente, deitando para trás das costas a minha vontade de manter a festa desmarquei tudo.

Além de todos os amigos e familiares convidados, tive de cancelar com todas as empresas envolvidas.

Foi uma logística muito grande, que me levou alguns anos de vida. Eu sei que é só uma festa de criança, mas para os nossos filhos queremos sempre o melhor e uma festa não deixa de ser algo que lhes queremos proporcionar de uma forma especial.

O próximo passo foi arranjar nova data e voltar a remarcar tudo.

Enfim não foi fácil!

Perante o dia de hoje sei que tomei a decisão acertada.

Mas ontem fiz todos os esforços mentais para que vivesse o dia do meu filho da melhor forma, sem pensar muito sobre este assunto.

Os nossos filhos têm a proeza de levar os nossos sorrisos de uma forma imaginável.

Optei por passar o dia só com ele, para que ele se sentisse o centro de atenções e foi tão bom. Tão pequenino e já tão feliz por fazer anos.

Fomos os dois à Party&Bite buscar um balão que assinalasse o seu aniversário e de seguida fomos ver os animais à Quinta Pedagógica dos Olivais.



E ainda arranjei tempo para preparar um jantar em casa com a família, mas o momento mais especial e mais esperado pelo T e o FM foram os Parabéns. Perdi as vezes que fui interrompida durante a refeição para cantarmos os parabéns.

Até que chegou esse momento e aqueles olhos brilharam de uma forma tão grande que iluminou a sala inteira.

Gosto de coisas simples e por isso pensei num bolo clean, que transmitisse serenidade com um dos bonecos preferidos do FM: Maileg. Passei a minha ideia à Ana do Bolo da Aninhas  e fez-me um bolo que foi para além do que pensei, super simples, com cores que transmitem serenidade e com um Maileg Marinheiro em cima. Gostei tanto que até custou cortar o bolo e o seu recheio não ficou atrás do seu aspeto, estava delicioso.







Vela | Xiribita 
Foi um dia fantástico, muito feliz!

Obrigada pelas mensagens que recebemos pois foram também as vossas palavras que tornaram o dia especial. O FM manda um grande beijinho a todos vocês.



A fotografia possível dos 4. Adoro o pormenor da barriginha de fora 









2 Anos

2 anos teus...
2 anos meus...
2 anos nossos!

Dois anos cheios de noites em branco, dois anos cheios de gracinhas, dois anos de vitórias e de uma grande cumplicidade.

Vieste ao mundo completar o meu outro lado de mãe, aquele lado mais descomplicado e irracional da maternidade.

Contigo vivo de uma forma mais intensa, exiges que seja eu a dar o beijo de boa noite e o bom dia de manhã, sem desculpas ou perdão.

Tens um jeito inato de me levar à loucura e me embrulhares numa emoção sem limites num piscar de olhos.

São apenas dois anos e já sabes o que queres e para onde queres ir e assim foi desde o teu primeiro dia. Eras ainda 3.365Kgs de gente e já sabias que o teu lugar seria embrulhado nos meus braços e não num berço frio da maternidade.  É nesse teu sorriso que me consegues levar.

Todos os dias é mais uma palavra, é mais um dente, é mais uma gracinha, é mais um passo nesta caminhada que se chama vida.

Nasceste com uma responsabilidade acrescida por seres irmão de quem és. Não quero que o sintas como "fardo" porque não foi para isso que vieste ao mundo mas já mostraste que estarás a altura do grande desafio da nossa vida e que estarás sempre de mão dada com o teu melhor amigo, o teu irmão.

Sei que me pedes entre linhas outro irmão mas tu não foste um bebé fácil e eu ainda preciso de ganhar essa coragem mas prometo que serás sempre o meu bebé e quem sabe se a mãe não torna o teu sonho realidade.

Recordarei para sempre o nosso olhar, o nosso abraço deste dia que se tornou o mais mágico de sempre.

Aos poucos e poucos deixas de ser o meu bebé e tornas-te uma criança do mundo.

Obrigada meu filho! Obrigada por me fazeres tão feliz!





Dois anos de mama que chegaram ao fim

Infelizmente pela pressão da sociedade desmamei precocemente o T mas assim que o fiz tomei consciência que tomei a decisão errada por isso jurei a mim própria que o próximo filho que tivesse não iria dar importância a vozes exteriores, nem tão pouco a tempos impostos como se de leis se tratassem.

A natureza parece  que sabe o que faz e o Baby FM nas seus primeiras horas e dias de vida não largou a mama, o que gerou algum desconforto e algumas (muitas dores) nas minhas mamas mas sabia que a seu tempo essas dores dariam lugar a momentos gratificantes e não me enganei.

Mas longe de mim pensar que o meu segundo filho iria mamar até aos seus dois anos.

Foram dois anos muito desgastantes, dormimos os dois colados um ao outro até ontem sempre com a sua cabeça debaixo do meu braço, deixei de usar qualquer pijama ou camisa de noite que não fosse aberto em cima, para que tivesse sempre o seu consolo disponível.

Sempre que saíamos à rua a roupa tinha de ser adequada para que a mama tivesse sempre pronta para lhe dar aquele miminho que tanto precisava. E se antes sentia algum desconforto em dar mama em público, agora dava-o de uma forma completamente tranquila e sem vergonhas. Acho que a idade e a experiência dá-nos isto de bom.

As chuchas deram lugar à sua "Bubu" como lhe chamava.

Cheguei a sentir alguns olhares indiscretos e até fui levada a um desmame imposto pela sociedade mas eu estava convicta das minhas ideias e queria que fosse ele a dizer que não.

Ouvi um pouco de tudo, mas tinha algo como certo, não seria aos 18 anos que me iria procurar,  era hoje que precisava de mim e não amanhã.

Hoje que olho para trás não me arrependo de nenhuma hora que ficou por dormir. Orgulho-me sim que tivesse sido ele a dizer que não precisava mais. É sinal que está as crescer. E crescer é isto mesmo, é dar passos quando nos sentimos preparados.

Nunca pensei que um desmame fosse tão difícil, um desmame que chega a cortar a respiração de tão duro que é, são separações que vão muito além da distância física, são laços emocionais que se quebram pela ordem natural da vida.

E por mais que parte dos meu coração esteja triste a outra está feliz porque eu cumpri a minha missão e sei que agora sim está preparado para deixar de ser o meu bebé.











Hospital da Bonecada

A ida ao médico nem sempre é fácil para o T.

De um dia para o ouro começou a ter medo da bata branca e foi a pensar nestes medos que foi criado o hospital da bonecada.

Assim que acordámos disse ao T e ao Baby FM que iríamos levar os seus "filhos" ao médico, cada um saiu agarrado ao seu peluche super entusiasmado e lá fomos ao Hospital da bonecada.

Foi uma manhã super divertida, porque acima de tudo brincaram ao faz de conta e ficaram com menos medo da bata branca.








Naquele hospital há um pouco de tudo, desde a Sala de triagem, consultórios médicos, bloco operatório, salas de enfermagem, farmácia, medicina dentária, visão, nutrição, microscopia, imagem médica e radioterapia, psicologia, terapia da fala ao ginásio de fisioterapia. E cada área conta com estudantes universitários da saúde no papel de médicos / enfermeiros.

Sem dúvida que foi uma manhã muito divertida e muito didática.

Aproveitem esta iniciativa!! O Hospital da bonecada vai estar até ao dia 29 de Abril na Praça Central do Centro Colombo, das 09:00 às 21:00 e a entrada é gratuita.




Tempo em família

Há alturas na vida que é preciso parar, trocar a agitação do dia a dia por uns dias calmos, tranquilos,  onde se vive apenas o mais importante da nossa vida, a família.

E foi o que fizemos este fim-de-semana, sem grandes planos mas com a certeza que seríamos apenas nós.

Pelo caminho o tempo pregava-nos partidas, mas tínhamos uma certeza fizesse sol ou chuva iriam ser dias inesquecíveis.

Eram já perto das 22h quando no meio do nada encontrámos um turismo rural meio tímido mas que despertava no seu interior um lugar de paz.




O Hotel Vale do Rio, situado em Oliveira de Azeméis foi uma agradável surpresa!!

Acima de tudo o que mais me fascinou foi o seu conceito de família, tudo estava a pensado para as crianças.

E por incrível que pareça o Baby FM dormiu pela primeira vez num berço de hotel, isto porque aquele berço era mesmo um berço, tinha estrutura, tinha um colchão confortável e lenços à sua medida.

Para mim o conforto e o sentir-me em casa é o mais importante num hotel, infelizmente muitas vezes os hotéis esquequecem-se das crianças, até têm berços mas são berços sem segurança, sem o mínimo conforto e com colchões que mais parecem tábuas de madeira.





Por isso quando vi aquele berço fiquei super feliz! Já o T dormiu numa caminha de gente grande e nós numa King Size igualmente confortável.



Outra coisa que me fascinou foi ver que todas as casas de banho estavam equipadas com uma sanita e lavatório pequenos promovendo assim a autonomia das crianças.

Depois toda a hospitalidade dos colaboradores, decoração e temperatura envolvente convidavam a ficarmos por lá, junto de toda aquela natureza.

Todo o espaço em volta é de uma paz que só vista, por mais que vos queira transmitir não consigo, porque há ambientes que só vivendo. O sino que se ouvia lembrava-me as temporadas que passava na aldeia dos meus avós.

Look | Be Chic


Pernas gordas mais boas 

Aquele cheirinho da terra, o barulho do rio transmitem-nos uma paz sem limites e é naquela liberdade que valorizamos o que de verdade importa.






O T e o Baby FM não pararam um segundo, houve alturas que pensei que eles achavam que o mundo iria acabar com tanto entusiasmo que tinham. A piscina e o jacuzzi foram usados até aquelas peles ficarem todas enrugadas.



Calções de banho | Gama Rústica
Crocs | Pés de Cereja 
Calções de Banho | Be Chic 


As refeições foram sempre feitas no hotel porque preferimos percorrer aquela liberdade em vez de utilizarmos o carro. Quase que foi uma tomada de consciência porque pela primeira vez nos sentámos os quatro à mesa e nos envolvemos entre conversas misturadas de adultos e de crianças.