“O que podemos fazer para as evitar Sra.Enfermeira ?! – Dizem me os pais em desespero”
Em verdade…as “simples” constipações são processos naturais do organismo a responder aos vírus respiratórios do ambiente…há que aceitar com alguma calma, saber prevenir maior complicações e responder posteriormente aos sinais apresentados. É preciso esperança :) o sistema imunitário ficará mais resistente. Aqui deixo algumas dicas importantes:
- Manter o nariz o mais limpo possível através de lavagem nasal com soro fisiológico ou spray nasal hipertónico (excelente quando já existem secreções nasais pois favorece a sua eliminação e é super prático de colocar). O da Mustela é óptimo.
- Aplicar soro várias vezes ao dia (4/5 vezes dia) antes da refeição e muito importante antes de dormir para a noite ser mais tranquila.
- Utilizar o aspirador nasal para remover as secreções. (não abusar deste uso…poderá usar de manhã e à noite)
- Manter uma boa hidratação da criança oferecendo água ou chá (importante incutir este hábito) várias vezes ao dia. (na criança a fazer leite materno exclusivo não será, à partida, necessário). Uma boa hidratação irá contribuir para secreções mais fluídas e mais fáceis de eliminar.
- Nas crianças a partir dos 3 anos incutir hábitos de prevenção de infeção: espirrar e tossir para o cotovelo, assoar para o papel e deitá-lo no lixo, correta lavagem de mãos com soluções de sabão em preferência ao sabonete. (Pais!!! Peçam nas escolas para terem apoio de uma enfermeira a ensinar estes hábitos às crianças, sério que faz diferença e sim eles aprendem!)
- Realizar desinfeção periódica dos brinquedos e superfícies, ou objetos como os comandos de TV.
- Evitar locais fechados e com grande aglomerado de pessoas (ar livre é sempre preferível!);
- Ventilar os espaços sempre que possível!
- Dormir bem! De acordo com a Associação Americana do Sono uma criança que durma as horas suficientes (11H até aos 8anos) irá ter um sistema imunitário mais forte e portanto mais resistente às constipações.
- Alimentação saudável e rica em VITAMINA C! Quando a criança já iniciou a sua alimentação diversificada deverá ser reforçada a ingestão de alimentos ricos em vitamina C, como: laranjas, papaia, ananás, kiwis, vegetais como os brócolos e as couve
- Sempre que possível, quando a criança estiver com febre e com manifestação evidente de sintomas de constipação não os leve para a escola, tentando assim minimizar o contágio do grupo, para além de que a criança não tem o mesmo desempenho.
Já sabem…Não estão sozinhos, se necessitarem de apoio contem com a ajuda personalizada.
Enfermeira Especialista em Saúdeo Infantil e Pediátrica
Ângela Baptista
b_a_badobebe@hotmail.com
Sem comentários:
Enviar um comentário